Boletim Climático

Duelo de forças na atmosfera do Brasil no fim de agosto

Um grande duelo de forças na atmosfera do Brasil será travado nestes últimos dez dias de agosto entre massas de ar frio e quente com períodos em que a temperatura estará muito baixa e outros em que o calor será intenso a extremo.

Uma massa de ar quente cobriu grande parte do Brasil nos últimos dias com marcas até acima de 40ºC no Centro-Oeste e que chegaram a 36ºC no Rio Grande do Sul. Estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás também tiveram muito calor.

Importação de MAP recua 18,3% no quadrimestre

Agora, a queda de braço entre ar frio e quente será vencida temporariamente pelo frio com uma massa de ar de temperaturas baixas que tomará conta do Sul do país durante os próximos dias e que trará algum refresco, embora sem previsão de frio intenso, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, notadamente em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Centro do Brasil, a influência da frente será ínfima em termos de precipitação. Há chance de chuva em pontos mais a Oeste do Mato Grosso do Sul, mas na maior parte do Centro-Oeste não chove. No Sudeste, o cenário é parecido.

Não deve chover na maior parte da região. A circulação de umidade de uma massa de ar frio deve trazer chuva para pontos do Sul e do Leste de São Paulo assim como no Rio de Janeiro nos próximos dias.

(Com METSUL)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Inovação: Cibersegurança ganha espaço na pauta do agro

A transformação digital redefine a forma como o agronegócio produz, gerencia informações e toma decisões.…

agosto 20, 2026

Gasto com renegociação pode proteger R$ 112 bilhões com seguro rural

Estudo calcula custo de oportunidade e aponta prevenção como caminho para evitar “renegociação da renegociação"…

agosto 20, 2026

Cotações Agropecuárias: Preço da arroba perde força; valores da carne seguem firmes

Os preços do boi gordo e da carne bovina vêm apresentando comportamentos distintos em agosto.…

agosto 20, 2026

Produtor rural têm enfrentado diversos desafios climáticos

A formação de um ciclone extratropical no Sul, o calor próximo de 40°C no Centro-Oeste…

agosto 20, 2026

Importação de MAP recua 18,3% no quadrimestre, enquanto potássio avança 16,5%

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 12,30 milhões de toneladas entre janeiro e…

agosto 20, 2026

Exportações de carne suína crescem e alcançam 131,5 mil toneladas

As exportações brasileiras de carne suína alcançaram 131,5 mil toneladas em julho, volume 3,7% superior…

agosto 19, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais