Defesa Civil emite alerta severo para cheia no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de risco muito alto de inundaรงรฃo nas cidades de Lajeado e Estrela, em razรฃo da elevaรงรฃo do Rio Taquari, que atingiu a cota de inundaรงรฃo.
O alerta vermelho (risco muito alto) indica que a populaรงรฃo deve evitar as รกreas inundรกveis e nรฃo retornar a locais que jรก foram evacuados.
A prefeitura de Lajeado informou que iniciou o plano de contingรชncia na madrugada desta quarta-feira com a retirada de moradores que residem prรณximo ao rio.
De acordo com o governo municipal, na manhรฃ desta quarta-feira a mediรงรฃo do Serviรงo Geolรณgico do Brasil (CPRM) registrou a marca de 18,92 metros. O nรญvel normal do rio em Lajeado รฉ de 13m, e a cota de inundaรงรฃo รฉ de 19m.
A retirada inclui famรญlias residentes em รกreas que ficam atรฉ a cota dos 21 metros.ย A previsรฃo atual da CPRM indica que o nรญvel do Rio Taquari pode chegar a 20,25m.
Entre setembro de 2023 e maio de 2024, trรชs enchentes histรณricas arruinaram cidades inteiras da regiรฃo do Vale do Taquari, destruindo casas, indรบstrias, estradas e pontes.
Em caso de emergรชncia, a populaรงรฃo pode entrar em contato com a Defesa Civil do municรญpio pelo telefone (51) 3982-1150 ou pelo WhatsApp (51) 99828-4971.
As fortesย chuvas que atingem o estado jรก deixaram duas pessoas mortas e umaย desaparecida. Segundo a Defesa Civil estadual, atรฉ a manhรฃ desta quarta-feira (18), o nรบmero de desalojados (pessoas que tiveram que deixar suas residรชncias e se alojar na casa de parentes, amigos ou hotรฉis) chegava a 1.336. Outras 1 mil pessoas estรฃo temporariamente em abrigos pรบblicos ou de entidades assistenciais.
DEFESA CIVIL EM ALERTA
A equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual continua acompanhando a evoluรงรฃo do fenรดmeno e encaminhando ao Centro de Operaรงรตes as informaรงรตes que subsidiam os alertas a serem enviados para a populaรงรฃo.
As equipes das Coordenadorias Regionais de Proteรงรฃo e Defesa Civil tรชm aproximado para apoiar nos municรญpios que foram atingidos de maneira mais significativa.
O Departamento de Logรญstica jรก encaminhou itens de ajuda humanitรกria para as cidades de Santana do Livramento e Jaguari e, na sequรชncia, enviarรก materiais para Mata.
Santana do Livramento recebeu lonas, colchรตes, cobertores, roupas masculino, feminino e infantil, itens de cama e banho para atender a populaรงรฃo afetada. Jaguari recebeu colchรตes, kits de higiene, cobertores, roupas masculino, feminino e infantil e kits para bebรชs.
O Departamento de Gestรฃo de Desastres da Defesa Civil do RS instalou um Gabinete de Crise para apoiar os municรญpios de Mata, Toropi e Jaguari, para realizar a articulaรงรฃo com outros รณrgรฃos e apoiar a gestรฃo municipal no restabelecimento de serviรงos essenciais e outras necessidadesย dosย atingidos.
(Por Agรชncia Brasil e Defesa Civil RS)