MST intensifica ocupações de terra durante o “Abril Vermelho”

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Internet

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) intensificou suas ações de ocupação de terras em 2025 como parte do tradicional “Abril Vermelho”.

Até o momento, o MST realizou ao menos 22 ocupações em dez estados brasileiros, incluindo propriedades rurais e órgãos públicos, como instalações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Uma dessas invasões ocorreu na unidade do INCRA no estado de Pernambuco, onde o movimento busca visibilidade e urgência para suas demandas.

MST invade sede do Incra

Entre as propriedades ocupadas, destacam-se a Usina Santa Teresa, em Pernambuco, ocupada por cerca de 800 famílias, e a Fazenda Rancho Grande, em Minas Gerais, onde aproximadamente 600 famílias reivindicam a desapropriação para fins de reforma agrária.

Outras invasões incluem áreas como a Fazenda CopaFruit, também em Pernambuco, a Fazenda Boi Caju, em Tacaratu, e a Fazenda Brasil, em Gravatá. Além disso, o movimento ocupou instalações experimentais, como a fazenda da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no Rio Grande do Norte.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tem se posicionado de forma crítica em relação às invasões realizadas pelo MST. Segundo o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, essas ações representam uma ameaça à segurança jurídica no campo e comprometem a produção agropecuária nacional.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas