“Se tivessem deixado, eu teria feito a reintegração em 24h”, diz Ratinho

Os conflitos no campo seguem em pauta também no Show Rural, o maior evento do Agronegócio da América Latina. Autoridades que circulam pelo Parque Tecnológico são questionadas pelos produtores e também pela imprensa.
Nesta quarta-feira (12) foi a vez do governador do Paraná, Ratinho Júnior. “Estive no ano passado com o Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. Estive no Supremo Tribunal Federal, com Gilmar Mendes. Como é fronteira, o Estado não pode fazer intervenção para construir o acordo. Fizemos a solicitação na justiça. O Paraná fez 14o reintegrações sem violência. Se tivessem permitido, eu teria feito a reintegração no Oeste do Estado em 24 horas de forma pacífica”, afirmou.
Itaipu destina R$ 240 milhões para compra de terras para indígenas
Produtores viajam quatro dias para visitar o Show Rural
A Itaipu anunciou a disponibilização de R$ 240 milhões para aquisição de terras para assentar os indígenas e cessar com conflitos. A expectativa do diretor-geral da Itaipu Binacional é de que as tratativas avancem com boas novas ainda em fevereiro.
“A ação de Itaipu tem que fazer avançar. Queremos agilidade. O que não dá para deixar é o impasse e segurança jurídica no campo”, reiterou Ratinho Júnior.