Colheita de soja do Brasil alcança 23%

A colheita da safra de soja 2024/25 do Brasil atingiu 23% da área estimada até a última quinta-feira (13), ante 15% há uma semana e 32% registrados um ano atrás, segundo levantamento divulgado pela AgRural nesta segunda-feira (17).
A consultoria alertou para o calor no Rio Grande do Sul, onde as altas temperaturas levaram pressão extra às lavouras de soja em enchimento de grãos.
Mutirão dobra número de Selos Agro Artesanais
Agronegócio impulsiona economia e projeta crescimento de 5%
“Com a maioria das áreas ainda estão em definição do potencial produtivo, é importante que as chuvas previstas para o Estado se confirmem para evitar maiores perdas”, disse, em nota.
Já em relação ao milho, o plantio da segunda safra na região centro-sul chegou a 36% da área estimada, contra 20% uma semana antes e 59% no mesmo período do ano passado.
“Nos Estados onde há atraso, como Mato Grosso e Goiás, os produtores avançam como podem para evitar plantar muita coisa após a janela ideal. Em Estados que vinham mais acelerados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, o tempo mais quente e seco limitou um pouco o avanço das plantadeiras, mas a previsão de chuva manteve a calma dos produtores”, apontou a AgRural.
(Com Forbes)