Cadastro Nacional da Agricultura Familiar passa por atualização

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Faep

A partir de março de 2025, o governo federal passa a implantar atualizações no sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Chamada de CAF 3.0, a nova versão promete simplificar e agilizar o acesso a mais de 20 políticas públicas voltadas aos agricultores familiares em todo o Brasil. Para auxiliar os produtores rurais, há a disposição formações para as pessoas que vão usar a ferramenta. Além disso, um teste está disponível (acesse aqui) para que sejam feitas simulações de como funcionará o sistema.

O CAF é uma ferramenta que serve para identificar e integrar as famílias da agricultura familiar às políticas públicas. O instrumento surgiu em 2017 e, com o passar do tempo, substituiu a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Em parceria com prefeituras, sindicatos rurais e entidades do setor, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar tem trabalhado nessas atualizações do CAF.

CVale presente em uma das maiores feiras de alimentos e bebidas

Exportação de algodão vai a recorde de 2,9 milhões de toneladas

De acordo com o governo, entre os principais benefícios do CAF 3.0 estão a integração com registros de terras e renda, o cadastro automático para Reforma Agrária e a validade ampliada (cinco anos para a região Norte e três anos para as demais). Outros pontos anunciados pelo governo envolvem o fim da etapa de triagem, término do CAF Pronaf, CAF automático para Reforma Agrária e a marcação de agroecologia para os produtos.

“O CAF é uma ferramenta gratuita e não necessariamente para conseguir apenas Pronaf. Serve para ter acesso a outras políticas públicas [federais, estaduais e/ou municipais]”, aponta Bruno Vizioli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP. “O cruzamento de dados que aparentemente se torna burocrático é essencial para que as políticas públicas da agricultura familiar cheguem a quem realmente é produtor rural familiar”, completa o especialista.

Saiba como se inscrever no CAF

Para realizar a inscrição no CAF, o produtor rural deverá buscar uma entidade integrante da Rede CAF. No Paraná, os sindicatos rurais estão aptos a prestar esse serviço aos agropecuaristas, além de outros locais, que estão disponíveis para consulta no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas