ESPECIAIS

Risco de gripe aviária continua baixo após primeira morte humana nos EUA, Diz OMS

O risco da gripe aviária pelo vírus H5N1 para a população em geral continua baixo, disse uma porta-voz da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça-feira (7), após a primeira morte de um paciente pela doença nos Estados Unidos.

O paciente, que tinha mais de 65 anos e apresentava outras condições médicas, foi hospitalizado com o vírus em dezembro, após exposição a uma combinação de galinhas e aves selvagens, disseram autoridades de saúde do Estado da Louisiana.

Saúde confirma casos de febre amarela em macacos

Sucuri grávida é atropelada e ejeta 40 filhotes em rodovia

“Estamos preocupados, é claro, mas analisamos o risco para a população em geral e ele ainda permanece baixo”, disse a porta-voz da OMS Margaret Harris a repórteres em uma coletiva de imprensa em Genebra, em resposta a perguntas sobre os riscos do vírus.

Questionada se o monitoramento do vírus pelos EUA é suficiente, ela disse: “Eles estão fazendo muita vigilância. É por isso que estamos ouvindo sobre isso.”

Cerca de 70 pessoas nos EUA contraíram gripe aviária desde abril, a maioria delas trabalhadores rurais, à medida que o vírus tem circulado entre bandos de aves e rebanhos leiteiros, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA.

Assim como a OMS, as autoridades federais e estaduais dos EUA têm dito que o risco para o público em geral continua baixo.

(Com Forbes)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Agenda Legislativa do Agro é entregue ao Congresso

A Agenda Legislativa do Agro 2025.  foi elaborada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária…

março 26, 2025

Foi forte: Vento fez o milho “deitar”

Em algumas regiões as rajadas passaram de 75 km/h

março 26, 2025

Governador vai ao STF para reverter cotas para a pesca da tainha

O governo catarinense alega que a medida é discriminatória e desproporcional

março 26, 2025

Parceria inédita viabilizará modernização de armazéns

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas…

março 26, 2025

Banana: Senar impulsiona produção com melhoria na renda de pequenos produtores

O Senar, por meio da ATeG, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da produção…

março 26, 2025

Consecana: segurança e equilíbrio para o setor sucroenergético

Segurança, equilíbrio e previsibilidade para o setor sucroenergético são os propósitos do Consecana

março 26, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais