Novo vírus: EUA registram primeiro surto de gripe aviária H5n9 em aves

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Getty Images

Os Estados Unidos relataram seu primeiro surto de gripe aviária H5N9 em aves em uma fazenda de patos na Califórnia, informou a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH) nesta segunda-feira (27).

Autoridades norte-americanas também detectaram a cepa H5N1, mais comum, na mesma fazenda no condado de Merced, na Califórnia, informaram em um relatório à WOAH, sediada em Paris, acrescentando que as quase 119.000 aves da fazenda morreram até 2 de dezembro.

Show Rural Coopavel destacará genética e negócios na pecuária

Assinatura digital de certificados alcança 80 mil solicitações

A influenza aviária altamente patogênica (HPAI), comumente chamada de gripe aviária, espalhou-se pelo mundo nos últimos anos, levando ao abate de centenas de milhões de aves. Ela também se espalhou por dezenas de espécies de mamíferos, incluindo vacas leiteiras nos EUA, e matou uma pessoa na Louisiana.

A cepa que causou mais danos nos últimos anos foi a H5N1. A H5N9 é mais rara. Ele é um vírus recombinante altamente patogênica H5N1 proveniente do H7N9, H9N2 e subtipos.

“Este é o primeiro caso confirmado de HPAI H5N9 em aves domésticas nos Estados Unidos”, disse o Departamento de Agricultura dos EUA no relatório para a WOAH.

“O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA, em conjunto com as autoridades estaduais de saúde animal e vida selvagem, está conduzindo investigações epidemiológicas abrangentes e vigilância reforçada em resposta aos eventos relacionados à HPAI”, acrescentou.

(Com Forbes)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias