Anfavea prevê estabilidade em vendas de máquinas agrícolas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Getty Images

As montadoras de veículos instaladas no Brasil estimaram estabilidade após uma queda de dois dígitos em 2024 nas vendas de máquinas agrícolas, que incluem tratores e colheitadeiras. Em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (23), a Anfavea, associação que representa os fabricantes desses equipamentos, afirmou que o setor sofreu com a queda da safra de grãos do ano passado, recuo nos preços das commodities pelo segundo ano consecutivo e restrições de financiamento.

“Só uma política consistente de Plano Safra pode fazer o setor ter uma recuperação ao longo deste ano”, afirmou em nota. As vendas dos equipamentos agrícolas tiveram queda de quase 20% nas vendas, para 48,9 mil unidades, em 2024.

Mesmo desafiador, momento é promissor ao agro, afirma Dilvo

Saiba quais são as 270 cidades que estão na rota dos temporais

As exportações de máquinas agrícolas tiveram queda de 31% no ano passado, com envios de 6 mil unidades, e deverão crescer apenas 1% este ano pelas projeções da Anfavea, que citou como “ponto de maior atenção” as importações.

Segundo a entidade, a participação da China na importação de máquinas agrícolas passou de 7,7% para 12,7% em 2024, enquanto o de máquinas de construção saiu de de 20,7% para 43% no mesmo período.

Máquinas para construção
Esses equipamentos do setor de construção registraram um crescimento de 3% nas vendas. A comercialização de máquinas autopropulsadas somaram 37.148 unidades em 2024, crescendo 22,4% sobre 2023.

Segundo a entidade, a alta nas vendas para o setor de construção, que incluem tratores e escavadeiras, ocorreu após leve retração em 2023 e representaram o segundo maior volume anual já registrado pelo segmento no país.

O setor tem sido puxado pelo forte desempenho do mercado imobiliário em meio ao relançamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal.

(Com Forbes)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas