Epagri capacita produtores de uva
Uma parceria entre a Epagri e a prefeitura de Curitibanos iniciada em 2013 vem incentivando a produção de uva no município. Por meio da parceria, o poder público municipal disponibilizou as mudas e a Epagri entrou com a orientação técnica aos produtores.
A parceria rendeu frutos e as cinco cidades da região da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) contam, atualmente, com 46 hectares de parreirais, conduzidos por 65 famílias. “Um dos fatores que contribui para a expansão foi a inclusão de Curitibanos na área da Identificação Geográfica (IG) dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina, concedida em 2021”, destaca Fábio Granemann, extensionista da Epagri em Curitibanos.
Linguiça Blumenau é reconhecida com selo
Fim de exigência de certificado sanitário para filé de tilápia
Para orientar esse público, a Epagri promoveu vários eventos de capacitação, que reuniram mais de 70 pessoas entre agosto e setembro. Aconteceram visitas técnicas, palestras e oficinas sobre plantio, poda e condução, fertilidade do solo, controle de pragas e doenças e tecnologia de aplicação. Os eventos aconteceram em diversas localidades do interior de Curitibanos.
Objetivo é garantir boa safra
Fábio, que é um dos organizadores das atividades, relata que o objetivo é garantir uma boa safra de uva, garantindo retorno econômico da atividade. “As visitas de orientação continuam durante todo o ciclo da cultura. O principal foco para os próximos dias é manejo fitossanitário das parreiras e acompanhamento da colheita”, informa.
A oficina sobre a prática de poda das parreiras teve apoio de Arlindo Rech Filho e Eduardo Zago, extensionistas da Epagri. Arlindo ainda atuou na oficina sobre regulagem de pulverizador, em parceria com Alberto Färber Junior, que também é extensionista da Epagri. A empresa FBA – Força Brasil Agrícola promoveu a palestra sobre manejo de videira.
A produção de uvas da região dos últimos anos foi destinada para consumo in natura, vendas diretas na propriedade e para indústria. Também foram produzidos suco, vinho colonial, vinhos finos e espumantes. As principais variedades plantadas são Bordô, Niágara Branca e Niágara Rosa.
A Epagri e a Cooperativa dos Fruticultores de Curitibanos e Região promoveram as capacitações, com a parceria da FBA de Fraiburgo.
(Com Epagri)