Banco Mundial vai destinar R$ 50,22 bilhões para o agronegócio

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Sou Agro

O Banco Mundial anunciou que irá dobrar seus investimentos no setor do agronegócio, passando a destinar R$ 50,22 bilhões (US$ 9 bilhões) por ano até 2030. A medida tem como objetivo impulsionar a produtividade agrícola e aumentar a renda dos produtores, o que poderá gerar empregos, aumentar receitas e melhorar a qualidade dos alimentos.

A nova estratégia do banco está alinhada com tendências globais que impactam diretamente o agronegócio, como as mudanças climáticas, digitalização e inovações financeiras. O foco é preparar o setor para atender à crescente demanda por alimentos, que deve aumentar em 60% nas próximas décadas.

Um marco na agricultura, plantio direto completa 50 anos

Plantio ainda está no início, mas colheita já tem data para começar

O Banco Mundial destacou que pequenos agricultores e cooperativas estarão no centro desse ecossistema. Além disso, há planos para ajudar governos a reverter parte dos subsídios de combustíveis fósseis e agricultura convencional para práticas mais sustentáveis, liberando novos recursos para o setor agrícola.

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), braço do Banco Mundial, poderá trabalhar diretamente com agricultores e produtores para melhorar sua resiliência climática e atender às exigências do mercado de exportação. Já a Corporação Financeira Internacional (IFC) poderá apoiar essas cooperativas em etapas mais avançadas, facilitando o acesso ao financiamento privado e conectando-as a grandes empresas.

Essa abordagem, segundo o Banco Mundial, resultará em práticas agrícolas mais inteligentes e sustentáveis, contribuindo para a redução de emissões e melhorando a qualidade do ar e da água, o que poderá elevar o padrão de vida de diversas comunidades.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas