Tensão: Indígenas tomam fuzil de policial da Força Nacional

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Em Terra Roxa, no Oeste do Paraná, o clima voltou a esquentar devido as ocupações de terras por indígenas. A Força Nacional tenta controlar um conflito na Fazenda Brilhante.

As informações são de que indígenas tomaram a arma de um policial da Força Nacional. O capitão da Força Nacional ficou ferido e os policiais fazem buscas na tentativa de reaver o armamento.

A Fazenda Brilhante foi invadida em no dia 7 de julho. De lá pra cá o clima é tem sido de muita insegurança.

Alerta: Paraná decreta emergência de estiagem

Produtores investem em canola para reduzir riscos

A família Ferreira adquiriu a Fazenda Brilhante em 1966, destinando os 260 hectares à criação de gado de corte. A atividade se manteve até 2015, quando o pai de Ferreira faleceu. Desde então, a família arrenda a área a um produtor rural, que passou a cultivar grãos.

“Eu vinha na fazenda a cada dois meses, desde a infância. Nunca vimos índios na região. Não havia mesmo”, diz Ferreira. “Receber a notícia da invasão foi chocante. Ver as pessoas invadindo e não poder fazer nada faz você se sentir impotente perante a situação.  Nós prezamos pela Justiça, tanto que não apoiamos conflito”, completa.

Outras invasões foram registradas na região. Em Guaíra, nesta semana o proprietário de uma das áreas conquistou na justiça uma ação de reintegração de posse, mas não há informações sobre ação das forças de segurança para dar cumprimento à decisão do Judiciário.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas