Sistema FAEP vai pedir audiência com Ministro da Justiça para debater invasões no Oeste do PR

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira (9), o Sistema FAEP vai encaminhar um pedido de audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para cobrar medidas enérgicas do governo federal na região Oeste do Paraná. Isso porque, nesta sexta-feira (6), indígenas em uma propriedade rural invadida desde o dia 7 de julho no município de Terra Roxa entraram em confronto com integrantes da Força Nacional. Na ocasião, os invasores tomaram um fuzil de um agente da Força Nacional durante o conflito, deixando o capitão ferido.

“Diante do cenário de caos, o Sistema FAEP vai pedir uma audiência urgente com o ministro para debater ações que tragam segurança jurídica para os nossos produtores rurais. Há tempos estamos alertando para a escalada da violência na região. Precisamos de medidas urgentes e enérgicas”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

Paraná reforça segurança, mas providências sobre ocupações indígenas cabem ao Governo Federal

Alerta: Paraná decreta emergência de estiagem

Esse é apenas mais um episódio de violência na região, que convive com uma longa lista de invasões envolvendo indígenas. Apesar de muitos produtores rurais conquistarem a decisão judicial de reintegração de posse, as execuções não têm ocorrido, gerando total desrespeito à lei e trazendo insegurança jurídica aos produtores rurais.

Para o Sistema FAEP, a passividade do governo federal diante do controle das invasões e do cumprimento dos mandados de segurança é o principal motivo da escalada de violência na região. A entidade cobra do governo federal ações enérgicas e urgentes para conter a situação e evitar futuros conflitos.

(Com Assessoria Faep)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias