O que esperar do inverno depois da grande onda de frio

Sirlei Benetti

Sirlei Benetti

O chamado inverno meteorolรณgico, o perรญodo do ano compreendido entre 1ยบ de junho e 31 de agosto, usado na climatologia para anรกlise da estaรงรฃo fria, estรก prestes a chegar em sua metade com um marcado perรญodo quente e outro muito frio mais ao Sul do Brasil.

Junho foi um mรชs de temperatura acima a muito acima da mรฉdia na maioria do Centro-Sul do paรญs.

Sรฃo Paulo, por exemplo, teve o junho mais seco e mais quente desde o comeรงo das mediรงรตes em 1943 na estaรงรฃo do Mirante de Santana e igualou o recorde mensal de mรกxima de 28,8ยบC.

Em Porto Alegre, junho terminou tambรฉm com temperatura acima da mรฉdia e a cidade chegou a registrar no dia 14 a maior temperatura mรกxima no mรชs desde o comeรงo das observaรงรตes em 1910 com 32,4ยบC na estaรงรฃo de referรชncia climatolรณgica do bairro Jardim Botรขnico.

O padrรฃo mudou radicalmente mais ao Sul do Brasil no final de junho com o ingresso de uma potente massa de ar polar que trouxe frio muito intenso e marcas abaixo de zero com muita geada para o Rio Grande do Sul.

No รบltimo dia de junho, a temperatura caiu a 7,1ยบC abaixo de zero no Sul gaรบcho e quase -8ยบC no Planalto Sul de Santa Catarina.

A primeira metade de junho viu uma sucessรฃo de incursรตes de ar frio nas latitudes mรฉdias do continente com frio extremo na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Em Buenos Aires, que nรฃo havia registrado uma mรญnima sequer abaixo de zero em 13 anos, foram quatro dias de mรญnimas negativas. Vรกrias estaรงรตes do Centro da Argentina ou tiveram recordes de mรญnimas para julho, ou atรฉ absolutos, de toda a sรฉrie histรณrica.

No Rio Grande do Sul, as duas primeiras semanas de julho transcorreram quase todo o tempo com frio e por vezes muito intenso a extremo. No dia 9, a temperatura desceu a impressionantes 9,1ยบC abaixo de zero em Pinheiro Machado, no Sul do estado.

Com muitos dias frios e de tempo fechado, as mรกximas foram muito baixas. Em Porto Alegre, a mรฉdia das mรกximas nos primeiros treze dias de julho ficou em 14,5ยบC, assim 5,3ยบC abaixo da mรฉdia mรกxima histรณrica de julho, um desvio negativo que รฉ muito raro de se observar e que escancara como foram frias as duas primeiras semanas do mรชs na capital gaรบcha.

E O QUE O RESTANTE DO INVERNO RESERVA DE FRIO?

O perรญodo de muito frio das primeiras duas semanas de julho estรก chegando ao fim nesta semana, que vai marcar o comeรงo de um perรญodo mais prolongado de chuva abaixo da mรฉdia e temperaturas perto e acima das normais histรณricas no Rio Grande do Sul.

Na faixa central do Brasil, gradualmente, nos prรณximos dias, ar mais quente voltarรก a dominar o Centro-Oeste e parte do Sudeste com elevaรงรฃo da temperatura. Os dias vรฃo ser de marcas agradรกveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste.

Salientamos que nรฃo hรก expectativa de nenhuma incursรฃo de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mรชs deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarรฃo perto ou acima da mรฉdia.

No mรฉdio e no longo prazo, a tendรชncia deve se manter com temperaturas mais acima da mรฉdia no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, enquanto mais ao Sul do paรญs os dias terรฃo marcas mais prรณximas da mรฉdia, com algumas jornadas frias e outras de mais altas temperaturas, avanรงando sobre agosto.

As projeรงรตes semanais de anomalia de temperatura do modelo de clima do Centro Meteorolรณgico Europeu atรฉ o dia 26 de agosto em que se constata a tendรชncia de clima mais quente no Centro do Brasil e uma maior variabilidade de temperatura ao Sul do Brasil.

Sob o cenรกrio que se apresenta, conforme a anรกlise da MetSul, รฉ extremamente improvรกvel que se repita neste inverno um perรญodo ao mesmo tempo, de frio tรฃo atipicamente intenso e prolongado como do final de junho e da primeira de metade de julho.

Por outro lado, รฉ muito provรกvel que no Sul do Brasil ainda sejam registrados episรณdios de frio, potencialmente atรฉ intenso em ou outro evento, mas que ocorrerรฃo de forma mais pontual em meio a muitos dias de temperatura mais amena ou atรฉ elevada.

RISCO DE FRIO TARDIO

O Oceano Pacรญfico estรก na metade deste inverno meteorolรณgico e deve assim seguir no curto prazo. A Administraรงรฃo Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, estima 70% de probabilidade de La Niรฑa para o trimestre agosto a outubro.

A MetSul Meteorologia nรฃo prevรช La Niรฑa tรฃo cedo e da mesma forma nรฃo acredita em probabilidades elevadas do fenรดmeno no curto e mรฉdio prazo, mas a tendรชncia รฉ que o Pacรญfico se resfrie na faixa equatorial nas prรณximas semanas.

Seja com La Niรฑa ou neutralidade com anomalias negativas de temperatura do mar, hรก uma tendรชncia histรณrica de frio tardio. Assim, a MetSul Meteorologia considera que existe uma probabilidade maior do que a mรฉdia de frio tardio no final do inverno e na primavera, eventualmente atรฉ intenso, mas com episรณdios pontuais e de curta duraรงรฃo.

Para saber a previsรฃo do tempo completa em vรญdeo, clique aqui.

Com Metsul

Autor: Sirlei Benetti

Sirlei Benetti

Autor no site Sou Agro.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notรญcias Relacionadas