Sul do Brasil conta com 636 plantas de biogás
Um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) registrou 636 plantas de biogás cadastradas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados pela instituição paranaense durante o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Chapecó, de 16 a 18 de abril, publicados no Panorama do Biogás no Brasil 2023. Em SC, a Epagri auxilia os agricultores familiares a implantarem biodigestores de baixo custo, saiba mais aqui.
O documento indica que o volume de produção de biogás nos três estados em 2023 é de 873 milhões de Nm³ – 53% de origem na agropecuária, 30% do saneamento e 17% da indústria. O Estado com maior número de unidades é o Paraná, com 426 plantas, seguido por Santa Catarina, com 126, e Rio Grande do Sul, com 84.
Queijo Colonial do Sudoeste vira Patrimônio Cultural do PR
Nas plantas cadastradas nos três estados do Sul, a energia elétrica tem o maior uso, com 54% de toda a aplicação do biogás. Biometano é o segundo maior uso, com 25%. A agropecuária e saneamento utilizam o biogás principalmente para energia elétrica e a indústria utiliza o biogás principalmente para térmica e biometano.
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
A sexta edição Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foi a maior de todas, com 771 pessoas inscritas, entre empreendedores, integrantes de organizações públicas e privadas, pesquisadores, técnicos e estudantes de 16 estados brasileiros e de mais 13 países.
A programação ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), e incluiu palestras e debates, apresentações de cases, Espaço de Negócios, premiação aos Melhores do Biogás Brasil, Momento Startups de Biogás, além de eventos paralelos.
Durante o evento os participantes conheceram plantas de biogás e biometano instaladas nos municípios de Chapecó, Concórdia, Videira e Treze Tílias, todos em Santa Catarina. Em 2025 o evento retornará ao Rio Grande do Sul, Estado de sua origem. Por exemplo, puderam conhecer a Planta de Biogás da Granja Benelli, em Videira, que gera energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos.
O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). A pré-inscrição para o 7º Fórum já está disponível em Lote Zero, no site do evento.
Melhores do Biogás
O público do evento conheceu no dia 16 de abril os agraciados da terceira edição do Prêmio Melhores do Biogás Brasil. Mais de 5 mil votos foram contabilizados na escolha. A iniciativa busca distinguir o trabalho desenvolvido por pessoas e organizações que se dedicaram à cadeia do biogás ao longo de 2023 no Brasil. Conheça aqui os vencedores da terceira edição do Melhores do Biogás Brasil.