Nas áreas rurais famílias aguardam socorro em cima dos telhados

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O telhado é o único local onde sobreviver a enchente ainda é possível. Famílias gaúchas, muitas de produtores rurais, tentam se socorrer nos telhados, pressionados pela contagem regressiva do nível da água que sobe rapidamente. Os momentos são de pânico até que a ajuda chegue. Em Cruzeiro do Sul o resgate estava perto de acontecer, mas a água levou a casa segundos antes. Um homem que esperava o helicóptero foi levado pena enchente.

Neste caso a equipe da Brigada Militar informou que  foi enviada para realizar o salvamento de duas pessoas. Um foi resgatada. A outra foi levada pela água quando o policial se encaminhava para o salvamento.

Guaíba tem 2a. maior enchente da história

Turquia aprova certificado para abertura de mercado à produtos brasileiros

O Governo do Paraná encaminhou para o Rio Grande do Sul mais de 30 bombeiros. Eles saíram na quarta-feira, e chegaram na quinta com nove viaturas e seis embarcações. Um helicóptero também foi disponibilizado. “Chegamos em São Sebastião do Caí e já iniciamos os resgates. Encontramos muitas famílias em cima das casas. Ontem resgatamos 129 pessoas. São idosos, crianças, homens, pessoas com mobilidade reduzida e animais. Continua chovendo e há muitas áreas necessitando de apoio. Algumas de nossas equipes foram remanejadas para São Leopoldo. Vamos deslocar para Triunfo, que é uma cidade que está isolada”, informou o Major Ícaro Gabriel Greinert, comandante força tarefa do corpo de bombeiros do Paraná no Rio Grande do Sul.

Foto: Reprodução Corpo de Bombeiros

Em um vídeo é possível acompanhar o drama e o trabalho minucioso no resgate de cada pessoa. Veja o vídeo

O Governo Federal enviou 100 integrantes da Força Nacional para o Rio Grande do Sul. Além disso foram deslocados 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate.

A Polícia Rodoviária Federal (PEF) mobilizou 75 agentes para as operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes, além de sete especialistas em resgate. Três aeronaves da PRF estão mobilizadas, sendo que uma já se encontra em Porto Alegre, e 20 viaturas atuam no suporte.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias