Foto: Pixabay

Secretaria de Agricultura de SP planeja criar linha de crédito para setor leiteiro

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Pixabay

Com alto custo de produção, queda no preço e alta nas importações, o setor leiteiro passa por uma forte crise que, segundo eles, vem se agravando nos últimos anos. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, promoveu uma reunião para debater a reestruturação da Câmara Setorial do Leite e criar políticas públicas para expandir a produção no Estado.

Durante o encontro – que contou com a participação do secretário de Agricultura, Guilherme Piai -, o secretário executivo, Edson Fernandes, reforçou a importância de organizar a cadeia produtiva do leite paulista. Entre as ações, a SAA planeja ter uma linha específica de crédito para o setor, por meio do Fundo de Investimento do Agronegócio Paulista (FEAP). “Nosso objetivo é fortalecer essa cadeia de forma específica, sendo possível observar o impacto dos investimentos diretamente na produção e na geração de renda dos pecuaristas”, ressaltou Edson Fernande

A possibilidade de recursos por meio do FEAP foi bem recebida pelos produtores paulistas de leite, que têm se reunido frequentemente com representantes da Secretaria em busca de soluções para mitigar os efeitos da crise.

Em novembro, o custo de produção de leite no Brasil subiu 1,3%, segundo o Índice de Custo de Produção do Leite (ICPLeite), da Embrapa. A alta foi puxada pelo aumento dos preços dos concentrados, que representam 30% do custo total de produção.

Participaram da reunião o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos Faria Jr, o Grupo Técnico de Pecuária de Leite da CATI, representantes do Instituto de Zootecnia, e do Instituto de Terras de São Paulo (ITESP).

 

(Texto, Assessoria, Caroline Guimarães)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias