Santa Catarina é o sexto estado que mais gera energia solar

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução/Agência Catarinense de Notícias

Santa Catarina está em 6° lugar no ranking de maiores produtores de energia solar no Brasil, totalizando 1334,4 megawatts de potência instalada. Além disso, Florianópolis lidera o ranking de municípios com 774,5 MW de potência.

Os dados de dezembro foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e referem-se à geração distribuída, ou seja, energia gerada no local de consumo ou próximo.

Os estados à frente de Santa Catarina na geração distribuída de energia solar são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina está indo bem em relação à energia solar.

“Nosso governo está investindo no setor energético. Queremos fornecer mais energia de qualidade para o setor produtivo e para a população garantindo desenvolvimento, emprego e renda. As fontes limpas fazem parte do nosso projeto e a solar é uma fatia importante. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde justamente para olhar pro meio ambiente e o desenvolvimento em conjunto”, enfatiza.

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, esse mercado está em amplo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. “De acordo com o estudo, no país, a energia solar gera mais de R$173,8 bilhões em novos investimentos e mais de 1 milhão de novos empregos. Em Santa Catarina não é diferente, temos um setor em ascensão que vai movimentar nossa economia, gerando oportunidades e renda”, destaca.

Para a secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Ricardo Guidi, mesmo o estado estando em uma região mais fria, há alta incidência solar.” Além de condições de geração favoráveis, o estado conta com incentivos. A energia limpa gera impactos econômicos e ambientais e Santa Catarina tem tudo para seguir esse ritmo e continuar como um dos protagonistas da expansão da energia solar no país”, explica.

Brasil acumula recordes de geração de energia solar

A energia solar fotovoltaica é a segunda matriz elétrica mais utilizada no Brasil, representando 16,1%. Segundo dados do Sistema Interligado Nacional (Sin) a fonte solar atingiu novos recordes de geração de energia: 10,04% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada por placas fotovoltaicas em novembro de 2023. Por fim, a energia arrecadou mais de R$ 48,4 bilhões em tributos no Brasil e 43,8 milhões de toneladas de CO2 evitadas, desde 2012 quando se iniciou o estudo da Absolar.

(Por Pablo Mingoti – Agência Catarinense de Notícias)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas