Foto: Seapa / Divulgação

Programa seleciona startups para projeto de crédito de carbono na suinocultura

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Seapa / Divulgação

Startups com ideias e soluções tecnológicas inovadoras sobre o crédito de carbono na suinocultura têm a oportunidade de se inscrever no processo de seleção do Hub MG Agro até o dia 30/12. O programa, conduzido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do estado de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária, e instituições parceiras, visa identificar desafios enfrentados por produtores rurais, médias e grandes organizações do agronegócio mineiro, conectando os interessados às startups que apresentarão soluções tecnológicas por meio de projetos-piloto a serem remunerados mediante ajuste entre as partes. As inscrições para participar desta etapa inicial de seleção são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Nesta edição, o desafio proposto consiste na aferição do sequestro e venda de crédito de carbono na cadeia produtiva de suínos, proporcionando novas oportunidades de negócios aos produtores. Na suinocultura, o sequestro de carbono ocorre geralmente por meio dos biodigestores, que convertem resíduos orgânicos, como dejetos dos animais, em biogás. O produto pode ser utilizado como fonte de energia renovável, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O resultado esperado é a criação de uma tecnologia que verifique o volume de carbono sequestrado, possibilitando aos produtores agregar valor aos seus produtos e comercializar os créditos de carbono. Além disso, a ideia é que a inovação tecnológica facilite o contato direto entre os suinocultores e os compradores interessados, simplificando a negociação desse ativo.

Para o superintendente de Inovação de Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, as conexões entre empresas e soluções tecnológicas geram benefícios para o setor agropecuário e a economia mineira.

“Diante das exigências da sociedade e do mercado pela sustentabilidade ambiental, é atribuição da Secretaria de Agricultura, por meio do trabalho realizado pelo Hub MG Agro, promover, junto às várias cadeias produtivas trabalhadas no estado, inovações tecnológicas que aprimorem os sistemas de produção. O objetivo é gerar produtos agropecuários sustentáveis, que proporcionem a agregação de valor e possibilitem ganhos no mercado de crédito de carbono”, destacou o superintendente.

(Por Agência Minas)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas