Foto: Envato

Índice de Preços ao Produtor sobe 1,4%

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 1,4% de outubro para novembro, em termos nominais. O resultado reflete os avanços observados para os seguintes grupos de alimentos: IPPA-Grãos (1,9%), IPPA-Hortifrutícolas (11,2%) e IPPA-Cana-Café (2,4%).

Na contramão, houve recuo do IPPA-Pecuária (-1,1%). O IPA-OG-DI Produtos Industriais, por sua vez, apresentou alta de 0,6%, indicando que, entre outubro e novembro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia brasileira.

 

No cenário internacional, os preços internacionais dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, se mantiveram estáveis, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, apresentou queda de 3,2%.

De janeiro a novembro, o IPPA/CEPEA acumula baixa de 16,6% frente ao mesmo período de 2022 – consideravelmente superior ao recuo observado para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,6%. Na mesma comparação, verifica-se que os preços internacionais dos alimentos também acumularam baixa importante (-14%), enquanto a taxa de câmbio nominal está 3% menor que o patamar observado no mesmo período de 2022.

(Com Cepea)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas