Foto: iStock

Pesquisa mostra aumento no preço da cadeia produtiva do leite

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: iStock

Pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostra que o ano de 2023 começa de forma atípica para o setor lácteo nacional, sendo marcado por altas de preços ao longo de toda cadeia produtiva.

Historicamente, o que se observa é desvalorização do leite no início do ano, por conta do aumento sazonal da produção – o qual, por sua vez, está atrelado à melhoria das pastagens, em decorrência de típicas chuvas da primavera e do verão.

Contudo, neste início de 2023, foi justamente o oposto: limitação da produção, em consequência do clima, resultado do fenômeno La Niña.

No Sul, o avanço da entressafra, que seria normal nesta época do ano, foi intensificado, devido à forte estiagem na região, que reduziu a captação para além do esperado. Ao mesmo tempo, no Sudeste e Centro-Oeste, que, sazonalmente, estariam passando pelo pico da safra, o excesso de chuvas tem prejudicado a produção. O Índice de Captação Leiteira do Cepea (ICAP-L) recuou 0,15% de novembro para dezembro na Média Brasil.

Nos estados do Sul, houve retração média de 2%, ao passo que, nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, a alta foi de apenas 1%. Além da questão climática, é importante destacar que o estreitamento das margens dos produtores também tem reforçado a diminuição dos investimentos no campo.

Pesquisas do Cepea mostram que o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira subiu 0,68% em janeiro. Com a receita em queda desde agosto e os preços firmes dos insumos – especialmente da ração –, o poder de compra do pecuarista tem diminuído, dificultando um incremento ou até mesmo a manutenção da oferta.

Nesse contexto, agentes de mercado relataram que a concorrência por fornecedores voltou a crescer ainda no fim do ano passado. Isso enfraqueceu o movimento de queda nos preços ao produtor e, na Média Brasil líquida do Cepea, o leite captado em dezembro fechou em R$ 2,52/litro, recuo de apenas 0,8% em relação ao mês anterior, em termos reais. Com a produção limitada à campo, a média mensal do leite spot em Minas Gerais vem subindo desde a segunda quinzena de dezembro e registra alta de 22,4% na média de janeiro, quando chegou a R$ 2,81/litro, segundo pesquisa do Cepea (os valores foram deflacionados pelo IPCA de janeiro/23).

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas