Custo operacional da produção de leite subiu em novembro, aponta pesquisa

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O custo operacional da produção de leite subiu em novembro, segundo pesquisa. O aumento foi de 0,06%. No acumulado do ano, o aumento é de 3,1%.

Esse movimento esteve atrelado sobretudo a elevações em itens como operações mecânicas na propriedade, concentrados e medicamentos.

No caso das operações mecânicas, o incremento do custo em novembro foi de 1,37%, foi verificado após quatro meses de reduções sucessivas, e foi influenciado pela valorização dos combustíveis nas bombas. Quanto aos concentrados, o avanço foi de 0,11% em novembro na “Média Brasil”, sendo as altas mais intensas observadas em Santa Catarina e em São Paulo. No caso dos medicamentos, o item foi impulsionado pela classe dos antimastíticos, que se valorizaram 1,64% em novembro.

Já os desembolsos com suplementação mineral caíram 1,45% na “Média Brasil” em novembro. Dentre os estados que fazem parte da pesquisa o Cepea, as quedas mais acentuadas foram verificadas na Bahia e em São Paulo. Aqui é importante ressaltar que, de janeiro a novembro, a suplementação mineral foi a categoria de insumo que apresentou um dos aumentos mais intensos do sistema, chegando a 11,82%. De outubro para novembro, cálculos do Cepea mostram piora ao pecuarista na relação de troca de leite por milho. Em novembro, foram necessários 31,5 litros de leite para a aquisição de uma saca de milho de 60 kg, contra 29,6 litros no mês anterior, ou  seja, queda de 6,37% no poder de compra. No entanto, a relação de troca ainda atual ainda está abaixo da média dos últimos 12 meses, que é de 34,8 litros para a aquisição de uma saca de 60 kg de milho.

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas