Legenda: Grupo que visitou a Castrolanda, na região Sul do Estado Crédito: Assessoria

Cooperelas visita a maior cooperativa de leite da América do Sul

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Legenda: Grupo que visitou a Castrolanda, na região Sul do Estado Crédito: Assessoria

Mais um grupo de mulheres ligadas à Cooperelas, da Coopavel, acaba de cumprir viagem técnica para entender mais sobre o alcance do movimento cooperativista. Depois da Frísia, uma nova caravana, também formada por 45 cooperadas e colaboradoras, esteve dias atrás em Castro, no Sul do Estado, para conhecer mais sobre a maior cooperativa de produção de leite do Brasil e da América do Sul.

Após recepção com café da manhã, as mulheres participaram de uma palestra sobre a história da Castrolanda. Em seguida elas visitaram o museu e o Moinho da Imigração. Uma das etapas mais aguardadas era a visita a uma propriedade rural dedicada à criação de ovinos. Elas fizeram city tour e conheceram o espaço onde tradicionalmente ocorre a Agroleite, uma das maiores feiras do segmento leiteiro do País.

A última etapa da viagem técnica foi a visita à Queijaria Melkland, pertencente a um cooperado da Castrolanda. Lá elas conheceram mais sobre o processo de fabricação de queijos e tiveram a oportunidade de fazer degustações. “As mulheres estão animadas com os roteiros, tanto à Frísia quanto à Castrolanda. Tiveram a chance de conhecer mais sobre o poder de união e de transformação do cooperativismo, que traz prosperidade às regiões nas quais atua”, afirma Tábita Paraizo, coordenadora da Unicoop, a Universidade Coopavel.

Envolvimento

Desde que o movimento Cooperelas foi criado na Coopavel, há quase três anos, as participantes cumprem uma extensa programação de atividades. Entre elas estão visita às edições de verão e de inverno do Show Rural, palestras sobre os mais diferentes assuntos e mais recentemente participação em viagens técnicas. “Esse é um trabalho que valoriza a mulher agricultora e que repassa informações que tornam a presença dela ainda mais importante e determinante na propriedade rural”, conforme o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

(Com Assessoria Show Rural)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias