Primeiro beneficiado no programa lançado no último final de semana é da cidade; taxas de juros são de 0,65% ao mês.Foto: Gilson Abreu

Banco do Empreendedor de Foz tem nova linha de crédito para Turismo, Pesca e Náutica

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Primeiro beneficiado no programa lançado no último final de semana é da cidade; taxas de juros são de 0,65% ao mês.Foto: Gilson Abreu
O primeiro beneficiado da nova linha de crédito Fomento Turismo, Pesca e Náutica, lançada no último final de semana, é de Foz do Iguaçu. Edvaldo dos Santos, de 46 anos, é pescador profissional com carteira desde 2006 e trabalha há mais de 30 anos no Lago de Itaipu, Rio Iguaçu, Paraná e outros da região Oeste. Ele buscava um financiamento com juros mais baixos para comprar um novo barco, oportunidade que está disponível para outros interessados no Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu.
Com o investimento no barco de 6 metros e em uma carretinha para transportar a embarcação, Edvaldo espera aumentar entre 30% e 40% o volume de sua pesca, que em meses bons chega a 100 kg.
“Eu até fui atrás de financiamentos para comprar o barco em bancos, mas os juros eram muito altos, perto de 7%, impossível de eu pagar. Agora com essa linha do governo vou pagar 0,65% de juro, que dá para enquadrar no meu orçamento”, conta o pescador.
O lançamento da nova linha de crédito, destinada a fortalecer empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro no Paraná, foi em Guaíra, durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva da cidade, no Noroeste do estado, e contou com a participação do governador Ratinho Junior. O coordenador do Banco do Empreendedor de Foz, Volnei Lampert, também estava presente no evento.
O programa foi desenvolvido pela  Fomento Paraná, em parceria com a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo e Federação Paranaense de Pesca Esportiva. Os recursos da nova linha são do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).
Linhas de crédito
O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica é composto por duas linhas de crédito distintas, com taxa de juros de 0,65% ao mês (referência outubro de 2023).
A linha Pesca e Náutica, com crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência), é destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca. Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos, e capital de giro para a atividade.
A segunda linha conta com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e dispõe de créditos de até R$ 500 mil para investimentos fixos e aquisição de bens, incluindo embarcações e capital de giro puro ou associado.
Podem ser atendidas empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná e com atividade cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, como hotéis e pousadas do turismo náutico, marinas, estaleiros, entre outras.
Os prazos variam conforme o tipo de investimento, podendo ser de até 72 meses para capital de giro puro ou até 120 meses para projetos que envolvem investimento fixo, podendo incluir no prazo total até 18 meses de carência.
Os interessados de Foz do Iguaçu podem buscar o Banco do Empreendedor, localizado na Avenida Brasil, nº 1388. Os cidadãos também podem tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis pelos telefones (45) 3545-1030 e 99985-0006.
_(Com informações da AEN)_

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas