Estado destina R$ 2,97 milhões para projetos de escolas técnicas agrícolas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

agricultura/R

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anunciou, nesta quinta-feira (4/12), a abertura do prazo para apresentação da documentação e dos projetos técnicos das 20 escolas técnicas agrícolas estaduais aptas a receber apoio financeiro do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). A ação faz parte do Programa Desenvolve RS Rural e o investimento total na ação é de R$ 2,97 milhões. O recurso visa fortalecer a formação profissional e a infraestrutura das instituições que atuam diretamente na qualificação da agricultura do Rio Grande do Sul.

Com a medida, as demandas das cooperativas e associações de apoio às escolas (APMs), relacionadas à execução de projetos financiados com recursos do Tesouro do Estado, contarão com subsídio total do capital e dos encargos, garantindo que o investimento chegue integralmente às instituições.

Governo federal suspende lista de espécies invasoras

Aporte do Feaper fortalece e qualifica escolas técnicas agrícolas

A iniciativa é resultado da articulação conjunta entre a SDR e a Superintendência da Educação Profissional da Secretaria da Educação (Suepro/Seduc), que realizaram um levantamento detalhado das necessidades das escolas técnicas agrícolas. A partir desse diagnóstico, foram feitas triagens para verificação do enquadramento das escolas no regramento do Feaper, em especial a regularidade de funcionamento das APMs, bem como a necessidade de itens de investimentos. Por fim, foram estabelecidas faixas de apoio conforme o número de estudantes matriculados em atividades agropecuárias.

As escolas habilitadas deverão encaminhar a documentação e os projetos técnicos por meio de suas APMs, no prazo de até 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado, para o e-mail [email protected], seguindo todas as orientações estabelecidas no edital.

Para o titular da SDR, Vilson Covatti, a medida reforça o compromisso do Estado com a qualificação técnica e a permanência dos jovens no campo. “Com este novo aporte, estamos reafirmando a importância estratégica da educação profissional agrícola, garantindo melhores condições de ensino, infraestrutura e inovação às instituições que formam os futuros técnicos do agronegócio e da agricultura familiar gaúcha”, declarou.

(Com Mauricio Sena/Ascom SDR)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas