Foto: Freepik

Primavera de 2023: preparação para uma nova safra com tecnologia e conhecimento

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Freepik

Às 03h50 do dia 23 de setembro, a Primavera marca seu retorno, trazendo consigo promessas de renovação e vitalidade para o campo. Essa estação, conhecida por seu espetáculo de florescimento e crescimento, também carrega uma significância crucial para o agronegócio, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Com o início da plantação de grãos como soja, milho e feijão, é o momento de os agricultores se prepararem para uma safra que promete superar resultados de produtividade nacionalmente.

Nessa transição da estação seca para a chuvosa, os olhares se voltam para as previsões climáticas. Os dados meteorológicos desempenham um papel essencial na redução de danos nas lavouras, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva por parte dos agricultores. No entanto, não estão sozinhos nessa jornada. A agricultura 4.0 surgiu como uma grande aliada indispensável, trazendo tecnologias como os drones de alta precisão, Internet das Coisas (IoT), robótica e Agricultura de Precisão, que auxiliam o agricultor no equilíbrio entre clima e produtividade.

Para entender o cenário climático da Primavera, buscamos a visão da agrônoma Giovana Borges, que também é analista de relacionamento na Supercampo. Segundo ela, “a chegada da Primavera traz expectativas de precipitações mais regulares, mas é crucial considerar as variações das últimas décadas, que apontam para mudanças climáticas cada vez mais impactantes. A colaboração entre a previsão meteorológica e as tecnologias agrícolas modernas, como as disponíveis na Supercampo.com, são fundamentais para aprimorar a produtividade e minimizar os riscos”.

Nos últimos períodos, a produção de grãos nas regiões Sul do Brasil e nos países vizinhos, como Paraguai, Argentina e Uruguai, sofreu prejuízos notáveis devido à escassez de chuvas. Essa adversidade climática foi amplificada pela influência do fenômeno La Niña, responsável por causar uma distribuição irregular da precipitação na área Centro-Sul da América do Sul. No entanto, podemos considerar que com a chegada do El Niño as probabilidades de déficit hídrico são quase nulas.

Até o momento, as perspectivas indicam que o El Niño, já presente, tem a probabilidade de ganhar intensidade e permanecer vigoroso até pelo menos a metade do próximo ano, trazendo consigo chuvas abundantes como mostra o último boletim emitido pelo renomado IRI – International Research Institute for Climate and Society – da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Foi ressaltado o estabelecimento do fenômeno El Niño para o início do segundo semestre de 2023, prevendo sua persistência durante toda a estação primaveril. A probabilidade de ocorrência do El Niño é significativa, variando de 90% a 96% para o período JUN-AGO-SET/2023, atingindo 96% entre JUL e SET/2023, 94% de SET a NOV, e mantendo-se em 90% durante o trimestre OUT-NOV-DEZ.

Agora, a preocupação gira em torno da possibilidade de ocorrência de granizo e vendavais na região do Paraná, afinal o El Niño altera os padrões dos ventos e aumenta a frequência de frentes frias, o que por sua vez provoca chuvas. Esse aumento na umidade traz consigo temperaturas acima do normal, elevando as chances de granizo e tempestades.  “Ao geral, na agricultura, é mais desejável ter um excedente de água do que a escassez dela. Portanto, acredito que as condições climáticas serão mais favoráveis para essa safra. A previsão é que tenhamos chuvas consideráveis durante a primavera e o verão, até o final do ano e o primeiro trimestre de 2024”, finaliza Giovanna.

Podemos afirmar que a Primavera de 2023 chega como um convite para colher os frutos de conhecimento e tecnologia, que unidos, moldarão o futuro da agricultura nacional. À medida que as estações se transformam, os agricultores permanecem firmes na missão de alimentar o mundo, guiados por inovação e cuidado com a terra que os sustenta. Vale lembrar que as lojas agropecuárias podem contar com um grande aliado na venda de seus produtos, aumentando a capilaridade do negócio em nível nacional. A Supercampo.com é o maior marketplace do agro e disponibiliza os produtos ofertados na plataforma para mais de 100 mil produtores rurais de todo o Brasil.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas