Associação de produtores de leite de Toledo convoca reunião para discutir crise no setor
Diante do agravamento da crise que atinge a pecuária leiteira há alguns anos, mas que chegou a um momento crítico com o aumento significativo da importação do produto de países vizinhos, a exemplo do já realizado em outras cidades, a Associação de produtores de leite de Toledo está convocando produtores e outros representantes ligados ao setor para discutir formas de buscar apoio para amenizar o problema.
A APROLTOL propôs uma discussão geral sobre o cenário do setor, custos de produção, contratos, legislação vigente e o grande vilão da importação.
Sem enxergar um horizonte a curto prazo, a associação busca reforçar a importância da união de esforços para que a sociedade, governantes, representantes políticos, industriais e supermercadistas sobre a precariedade da situação enfrentada hoje pelos produtores.
A inviabilidade da atividade tem feito muitos produtores migrarem de ramo ou mesmo deixarem o campo. Em Cascavel, por exemplo, segundo o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sanidade Animal de Cascavel, nos últimos três anos cerca de 30% dos produtores saíram de cena.
- Atum Azul: conheça o peixe mais caro do mundo, vendido a R$ 14 milhões
- Já imaginou uma tecnologia que monitore o tanque de leite 24h por dia? Sim, isso é possível
Problema de todos
Apesar do prejuízo se concentrar, neste primeiro momento, no produtor, os impactos da crise e colapso iminente com a possível redução da atividade na região, devem chegar ao comércio e economia regional de forma geral, uma vez que o setor movimenta valores significativos e gera inúmeros empregos diretos, nas propriedades e indiretos, em indústrias, transportadoras, distribuidoras e afins.
Por isso, foram convidados para a reunião todos os produtores de leite do Oeste e de todo Estado, prefeitos, representantes de sindicatos rurais, associações de produtores, empresas do setor, veterinários, zootecnistas, técnicos, freteiros, comerciantes, e demais interessados no tema.
A reunião será realizada na próxima terça-feira, (26), às 14 horas, na Câmara Municipal de Toledo.