Foto: CNA Brasil

Venda de produtos da suinocultura aumenta em agosto, diz Cepea

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: CNA Brasil

As vendas de produtos da suinocultura aumentaram em agosto, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada) da USP. A reação ocorreu no início deste mês.

Com as negociações mais aquecidas, o movimento de queda dos preços, observado na segunda quinzena de julho, foi interrompido, e altas passaram a ser registradas em todas as praças acompanhadas pelo Cepea.

Para a carne suína, a cotação da carcaça especial acompanhou o movimento de alta verificado para o animal. Quanto às vendas externas, o ritmo das exportações brasileiras de carne suína (considerando-se produtos in natura e processados) diminuiu em julho, mas registrou forte avanço frente ao de julho de 2022.

Este também foi o quinto mês consecutivo de volume exportado acima de 100 mil toneladas da suinocultura.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 104,2 mil toneladas de carne suína no último mês, quantidade 2,6% menor que a embarcada em junho, mas ainda 9,8% superior à enviada ao mercado internacional no mesmo período do ano passado.

Produção no PR

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), abate de suínos no Paraná teve segundo maior aumento registrado no comparativo entre os primeiros três meses do ano de 2023 em relação a 2022. Com um crescimento de 114,39 mil no número de unidades abatidas, o Paraná ficou na vice-liderança nacional em termos de desempenho, atrás da vizinha Santa Catarina, que ampliou a sua produção em 349,21 mil unidades.

Nos números totais entre janeiro e março deste ano, a classificação se repete, com Santa Catarina liderando a produção de carne de porco com 4,2 milhões de unidades abatidas no 1º trimestre, seguida pelo Paraná, com 2,9 milhões de unidades. O Rio Grande do Sul, com 2,5 milhões, completa a classificação, demonstrando a força da região Sul do País neste segmento.

Com Cepea e agências

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas