Foto: Divulgação

Secretário de Agricultura Norberto Ortigara vem a Cascavel para o Show Rural de Inverno

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, estará em Cascavel no dia 23 de agosto para, além de prestigiar a edição de inverno do Show Rural Coopavel, participar de uma reunião técnica com prefeitos e líderes do Oeste.

A partir das 13h, no auditório Paraná Cooperativo, Ortigara vai falar sobre o Processo Simplificado de Adesão ao Susaf/Paraná. Os detalhes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte vão ser repassados pela gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda.

“Quero reforçar convite a prefeitos, secretários de agricultura, profissionais de serviços de inspeção municipal e técnicos para que participem desse encontro, na área do Show Rural, que tratará de um tema que contribuirá para fortalecer a agroindústria familiar dos nossos municípios”, diz o prefeito de Toledo e presidente da Amop, Beto Lunitti.

Sobre o programa

O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

Os estabelecimentos interessados obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Com Assessoria e AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas