Foto: Marcelo Casimiro Cavalcante

Evento vai abordar a gestão de dados de pesquisa sobre polinização na agricultura

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Marcelo Casimiro Cavalcante

A padronização de dados de pesquisa sobre polinização na agricultura será o tema central do webinar internacional promovido pela Aliança de Dados de Pesquisa (Research Data Alliance – RDA), no próximo dia 22 de agosto, às 10h (horário de Brasília). O evento gratuito vai abordar os primeiros resultados gerados no estudo de caso do projeto WorldFAIR para a área de Biodiversidade Agrícola, liderado pela analista Debora Drucker, da Embrapa Agricultura Digital. Serão apresentadas boas práticas, ferramentas e outras iniciativas para promover a adoção dos princípios FAIR e o compartilhamento de dados relacionados às interações planta-polinizador.

INSCRIÇÕES AQUI.

O webinar integra a programação especial em comemoração aos 10 anos da RDA, que é considerada a principal comunidade global de ciência de dados e gestão de dados de pesquisa. A entidade está organizando, até novembro deste ano, uma agenda de eventos e atividades internacionais e regionais em temas relacionados ao gerenciamento de dados de pesquisa. Saiba mais aqui.

O projeto WorldFAIR trabalha com um conjunto de 11 estudos de caso disciplinares e interdisciplinares com o objetivo de avançar na implementação dos princípios FAIR – dados encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução da sigla em inglês. Com a iniciativa, a ideia é contribuir para melhorar a interoperabilidade e a reutilização dos dados de pesquisa.

Na área de Biodiversidade Agrícola, o foco são as interações planta-polinizador, que têm papel importante para a provisão de serviços ecossistêmicos, a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade. Atualmente, os dados de pesquisa sobre polinização estão armazenados em várias redes e iniciativas específicas de cada país. A adoção de padrões de dados e boas práticas será fundamental para alcançar a integração e permitir novos avanços em ciência e a inovação na agropecuária.

A primeira fase do estudo de caso realizou um levantamento das iniciativas existentes que lidam com dados de interação planta-polinizador e as melhores práticas para gerenciamento de dados, o qual foi publicado em um relatório disponível AQUI. Na próxima etapa, pelo menos cinco iniciativas específicas para agricultura servirão como pilotos para a adoção de padrões de dados e objetos digitais. Um destes pilotos será realizado com a Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP), que reúne dezenas de especialistas de vários estados do País.

Para saber mais sobre o projeto, CLIQUE AQUI.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas