Gastronomia
Aprenda a fazer uma deliciosa esfiha fechada
A esfiha fechada é uma variação da esfiha aberta, que tem a mesma massa e recheio mas com apresentação diferente. É um ótimo aperitivo. E hoje vamos deixar uma receita especial para vocês:
- Dono de fábrica morre esmagado por toneladas de queijo
- Protagonismo do Oeste: cinco das melhores cooperativas do mundo estão aqui
Para a massa:
500 gramas de farinha de trigo
250 mililitros de água morna
50 mililitros de óleo
30 gramas de açúcar refinado
15 gramas de fermento biológico fresco
10 gramas de sal
Para o recheio:
250 gramas de carne picada
1 unidade de cebola pequena picada
1 unidade de tomate maduro picado
½ rodela de limão
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta síria
1 punhado de salsinha
Para a cobertura:
1 unidade de gema de ovo
fubá fino
Modo de fazer
Para fazer esta receita de esfiha fechada, coloque em uma vasilha a farinha, o açúcar e o fermento. Misture e acrescente o sal, o óleo e a água, amassando até conseguir uma massa uniforme. Deixe repousar por 15 minutos.
Comece preparando o recheio da esfiha fechada: coloque numa panela os respetivos ingredientes, leve ao fogo baixo durante 5-10 minutos e mexa para misturar. A intenção é dar uma breve cozedura, pois este aperitivo vai terminar de cozinhar no forno.
Pegue na massa que deixou anteriormente em repouso e coloque sobre uma bancada limpa e enfarinhada. Sove até que fique uniforme e estenda-a com um rolo da cozinha.
Corte círculos na massa com, mais ou menos, 10 cm de diâmetro até esgotar toda a massa. No centro de cada círculo coloque uma porção de recheio da esfiha e feche formando um triângulo, como na imagem.
Pincele as esfihas fechadas com gema de ovo e polvilhe fubá sobre elas, para que fiquem com uma crosta crocante. Coloque em um refratário ou tabuleiro de forno untado com óleo e asse a 200º durante cerca de 30 minutos, ou até ficarem douradas.
Depois disso, elas estão prontas!
Com Tudo Receitas