Nova cultivar de feijão carioca será lançada em dia de campo

Emanuely
Emanuely

A Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Associação Brasileira de Consultores de Feijão (ABC Feijão) e o Grupo Técnico de Consultores de Feijão (GTEC Feijão), irá lançar a cultivar de feijão carioca BRS FC 414 e o livro “Vida no Solo” no dia 28 de julho, a partir das 8h, em dia de campo na Fazenda Taboca, do Grupo MeC, no PAD-DF (Distrito Federal). O evento discutirá o cultivo da leguminosa e abordará assuntos relacionados ao manejo das lavouras, assim como tendências, desafios e oportunidades ao agronegócio.

A BRS FC 414 é uma cultivar do grupo comercial carioca que se destaca por ter grãos de qualidade adequados às exigências de mercado, possibilitando a obtenção de um produto com cor clara, aspecto visual bem aceito pelos consumidores, e com menor índice de quebrados no beneficiamento, um ponto positivo para as indústrias.

Do ponto de vista agronômico, a BRS FC 414 apresenta ampla capacidade de adaptação às diferentes épocas de semeadura do Brasil e agrega como diferencial a arquitetura ereta de planta, o que facilita a colheita mecanizada. Além disso, é moderadamente resistente a doenças importantes como murcha de Fusarium e podridões radiculares, possibilitando sua utilização em áreas de cultivo sob pivô central.

O livro “Vida no Solo” é uma publicação editada pela Embrapa e ABC Feijão; e foi escrita por especialistas voltados ao agronegócio. A publicação, de 150 páginas, traz informações técnicas aplicadas ao cultivo do feijão em terceira safra e é o resultado de um projeto de cinco anos que avaliou as interações entre culturas comerciais (soja, milho e feijão), plantas de cobertura e produtos biológicos, com foco em aumentar o equilíbrio da vida no solo sob pivôs centrais e incrementar a produtividade da leguminosa.

O dia de campo, cujo tema é “Intensificação Sustentável para o Alto Rendimento da Cultura do Feijão”, é aberto ao público. São esperadas cerca de 500 pessoas entre consultores técnicos, extensionistas, pesquisadores, estudantes, professores e agricultores. Os participantes do evento geralmente são oriundos do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais e estão ligados ao plantio de feijão de terceira safra e o cultivo de culturas de inverno em áreas de pivô central. Para mais informações, acesse aqui.

(Com EMBRAPA)

 

 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas