Embrapa lançará na Agrotins manejo eficiente para formação de palha

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) vai lançar nesta quinta-feira (18), na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), uma nova tecnologia que pretende promover a antecipação do plantio de qualidade em sistemas com alto aporte de biomassa, permitindo aumento da área cultivada com safrinha.

Trata-se da dessecação antecipada, uma metodologia que visa resolver os problemas de manejo que os produtores de grãos têm enfrentado em sistemas sustentáveis, com grande aporte de massa vegetal. A tecnologia é indicada para regiões como Tocantins e adjacências, com baixas altitudes e altas temperaturas. O lançamento será às 12h no auditório do estande da Unitins.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Rodrigo Munhoz, regiões de clima tropical extremamente intenso exigem o emprego de sistemas sustentáveis de produção com cobertura do solo, tais como plantio direto, integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta, etc. Estudos já provaram a melhoria da produtividade com a utilização desses sistemas. Ocorre que quando a dessecação é realizada fora do período correto, provoca diversos problemas porque o herbicida não funciona direito. “Geralmente o herbicida é empregado com 30 a 40 dias antes do plantio.

Daí perde a sua eficácia, pois a planta passou por alto estresse hídrico, está há meses sem água. Com isso, a plantadeira embucha, a palha não consegue ser cortada para a semente ser enterrada, deixando a semente fora do sulco”, explica ele. O excesso de massa vegetal acaba sombreando a soja que está nascendo, provocando um estiolamento dessas plantas (processo que ocorre quando o vegetal está com falta de incidência de luz, alongando-se a procura de sol, tirando energia do processo fisiológico de criação e aprofundamento de raízes). “Tudo isso compromete a produtividade da lavoura”, afirma.

Assim, a pesquisa descobriu que a solução para esses problemas consiste em antecipar a dessecação para os meses de junho e julho, quando já não chove, mas ainda tem umidade no solo e o metabolismo dos capins ainda está ativo. Desta forma, o herbicida passa a funcionar bem melhor, matando o capim adequadamente e dando tempo da palha se formar e assentar, durante os meses de agosto e setembro. “Isso garante o plantio de qualidade lá na frente, com o retorno das chuvas”, destaca Munhoz.

Outra vantagem do emprego da técnica consiste na antecipação do calendário agrícola. “Com a dessecação antecipada, a palha fica pronta para o plantio, que pode ocorrer após as primeiras chuvas da estação chuvosa. E se ela é plantada logo no início da janela, o produtor ganha calendário: ele planta mais cedo, então ele vai colher essa soja mais cedo”, ressalta Munhoz. Ao colher mais cedo, área fica apta ao plantio de uma cultura de safrinha numa época de melhor potencial produtivo. “Ou seja, essa tecnologia favorece o aumento de área de safrinha, porque ela antecipa o calendário”, conclui.

(Com EMBRAPA)

 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas