Foto: Embrapa

Livro apresenta os 50 alimentos mais importantes para o Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Embrapa

Cinquenta dos alimentos mais importantes do ponto de vista econômico e social são tema do livro “Brasil em 50 alimentos”, já disponível para download. Lançado para comemorar os 50 anos da Embrapa, é uma homenagem da Empresa aos cientistas e as instituições que ajudaram o Brasil a se transformar de importador em um dos maiores produtores mundiais de alimentos.

Concebido e organizado pelo jornalista Jorge Duarte, “Brasil em 50 Alimentos” mostra, de maneira clara, objetiva e didática, a diversidade e relevância da produção de alimentos no Brasil e sua importância para o mundo, estabelecendo a conexão com o fato de que a agricultura brasileira é baseada em ciência.

O livro tem 359 páginas. A produção do conteúdo, entre textos, fotos, gráficos e diagramação, envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa. Cada alimento é apresentado em seis páginas, e contou com a contribuição e supervisão de especialistas em cada alimento. A primeira edição tem 350 exemplares, mas está disponível na internet para qualquer interessado.

Cada um dos 50 alimentos é apresentado de forma individual, com uma descrição-síntese tratando dos aspectos mais relevantes de cada um deles, incluindo origem, características, nutrientes. Gráficos e ilustrações trazem, de maneira visual e didática, informações atuais e históricas sobre a produção, produtividade, exportações, consumo. O livro traz também, informações dos locais onde são cultivados, números da produção, para onde são exportados e dados econômicos.

Um texto aborda a descrição do alimento, falando sobre origem, nutrientes, usos, chegada ao Brasil. Outro texto mostra a trajetória de cada alimento no Brasil e o papel da ciência para melhorar a qualidade e atender aos mercados interno e externo. Os textos incluem detalhes sobre as principais conquistas, a evolução, a articulação com produtores, a superação de dificuldades, o reconhecimento de lideranças. A importância da parceria entre instituições e seus pesquisadores foi fator indispensável para o sucesso atual da produção.

Além dos 50 alimentos, o livro, tem, como complemento, perfil de seis produtos agrícolas com contribuição relevante da ciência brasileira nos últimos 50 anos: vinho, pastagens, pinus, eucalipto, algodão, cana-de-açúcar.

O livro está disponível AQUI.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas