Pixabay

Tecnologia facilita trabalho de topógrafos e agrimensores

Liliane Dias
Liliane Dias
Pixabay

A transformação digital é uma realidade e o uso de novas ferramentas é cada vez mais discutida em todas as áreas. No ramo de geotecnologia, que contempla topógrafos, engenheiros agrimensores, cartógrafos e geógrafos, não é diferente. Atualmente, existe uma série de recursos que estão sendo utilizados para aprimorar trabalhos que envolvem medição e análise de terrenos e solos, além de varreduras em áreas submersas e ambientes fechados.

De acordo com Fernanda Braga, gerente administrativa da APAT – Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, entidade que representa engenheiros agrimensores e topógrafos, “hoje em dia, ferramentas como lasers scanners e drones são de extrema importância para tornar o trabalho mais preciso, além das estações totais, que efetuam uma medição e análise do terreno e solo com maior rapidez, e outros equipamentos”.

Entre os recursos mais utilizados atualmente, Fernanda destaca as os principais:

  • Estações Totais: funcionam como uma combinação entre tedolitos e distanciômetos, realizando medições de ângulos e distâncias de um terreno. Além disso, conseguem armazenar esses dados e realizar cálculos precisos.
  • Lasers Scanners: com alcance de até 6km, esse equipamento pode medir milhares de pontos de uma só vez, por meio da ferramenta de scan. É recomendado para uso em minerações, construções de barragens e túneis.
  • Drones: cada vez mais populares, principalmente pela praticidade, este recurso possibilita realizar a coleta de informações por meio da fotogrameteria, ou seja, a análise de terrenos através de imagens aéreas.
  • GNSS: com essa tecnologia, pode-se identificar com maior precisão a posição do terreno que está sendo estudado por meio de satélites.
  • Ecobatímetros: equipamento que utiliza pulsos sonoros para medir a profundidade de leitos em rios, lagoas ou mares.

“Além destes, GPSs e scanners próprios para ambientes fechados, também são fundamentais na rotina desses profissionais”, afirma Fernanda.

Para usufruir desses recursos é necessário capacitação e suporte em casos de difícil manuseio com o equipamento, o que inclui manutenção e conserto. “Reforçamos que a APAT fornece apoio a tais profissionais, inclusive com seguros para seus equipamentos. Contamos também com cursos ministrados por parceiros especializados e treinamentos pontuais. E possuímos um clube de vantagens com descontos para os associados, sorteios e outros benefícios exclusivos”, conclui a gestora.

Sobre a APAT

A APAT (Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia) é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais. A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento. Atualmente, a entidade está presente em todos os estados do Brasil. Para saber mais, entre no link.

 

(Com Assessoria APAT)

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas