Suplementação pode evitar morte de animais no inverno

Emanuely
Emanuely

Mostramos aqui no Sou Agro que milhares de animais morreram de frio no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram mais de 1.070 cabeças de gado que tiveram hipotermia em fazendas nos dois estados em dois dias.

E diante disso, surge uma preocupação com os cuidados necessários que precisam ser tomados com o rebanho nessa época do ano. “Aqui na nossa região de Cascavel não temos tanto esse problema porque os animais já estão acostumados com o frio mas mesmo assim é importante que o produtor faça uma suplementação dos animais, com sal proteinado ou com milho. Aumentar o metabolismo dos animais através de mais energia. Aqui na região também temos muitos animais de região europeia que estão acostumados com o frio e são menos suscetíveis ao frio.” afirmou o Agricultor e pecuarista, Agassiz Linhares.

ALERTA AOS PRODUTORES

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – IAGRO, emitiu um comunicado de alerta aos produtores:

“Devido às baixas temperaturas que têm afetado o Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos dias, é fundamental que os produtores fiquem atentos a possíveis mortalidades em sua propriedade, decorrentes da hipotermia. Propriedades com ocorrência de mortalidade, acima dos parâmetros esperados, devem procurar a Iagro mais próxima para reportar esta situação. É de extrema importância que a Iagro realize a inspeção veterinária dessas ocorrências; Caso não seja possível, será necessário um laudo veterinário particular. O produtor deve informar a mortalidade imediatamente à IAGRO e realizar a baixa do seu estoque. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, entre em contato conosco através do WhatsApp: 67 999619205 ou pelo e-mail: [email protected]. Contamos com a colaboração de todos para monitorar e controlar essa situação, visando a preservação da saúde e bem-estar dos animais em nosso Estado”, disse a nota.

RELEMBRE OS CASOS

Os casos foram registrados em Nhecolândia, umas das 11 microrregiões do bioma e Rio Verde de Mato Grosso e também em Corumbá, Mato Grosso do Sul. O prejuízo estimado passa de R$ 3 milhões.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas