SEGURANÇA

Carro lotado de azeite proibido no Brasil é aprendido na fronteira com Argentina

Os contrabandistas de azeite tentaram despistar das fiscalizações da Polícia Federal na aduana com a Argentina, mas novamente foram surpreendidos pela ação dos agentes. Na última terça-feira (20), policiais federais aprenderam uma carga com cerca de 50 galões de azeite adulterados da marca “Valle Viejo”. A apreensão aconteceu em um local próximo da Ponte Tancredo Neves, em uma espécie de desvio usado pelo contrabandista.

O motorista do veículo que transportava o azeite teve o automóvel e todos os galões apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.

  • RS avança na produção de azeites de Oliva

Durante as investigações, a PF fez contato com os representantes legais detentores da marca que descartaram qualquer relação com o produto comercializado. Existe a suspeita que o produto seja envasado em Puerto Iguazu e introduzido ilegalmente no Brasil.

O azeite da marca Valle Viejo está com comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2021.

Segundo o Ministério da Agricultura, o azeite adulterado traz riscos para a saúde de quem o consomo. Aqui no Souagro já mostramos que o produto trazido ilegalmente da Argentina, tem na composição uma mistura de óleos de soja e girassol e apresentou acidez de 5,2%. No Brasil o produto é considerado impróprio para consumo humano quando apresenta acidez superior a 2%.

(Com PF)

Liliane Dias

Recent Posts

Pesquisadores desenvolvem metodologia para identificar carnes de diferentes espécies

Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade…

julho 11, 2026

Pecuaristas se manifestam contra exigências da UE

NOTA: Os pecuaristas do Brasil são contra uma eventual incorporação de exigências da União Europeia…

julho 11, 2026

Frente fria avança com chuvas e temporais

Frente fria avança neste fim de semana pelo Sul do Brasil com chuva e alto…

julho 11, 2026

Calor perto de 40°C e ar seco favorecem colheita de algodão

Calor próximo de 40°C e umidade entre 20% e 30% favorecem maturação, desfolha e colheita…

julho 11, 2026

O empreendedor do Cerrado

Vitório Cella trocou o Sul do Brasil pelas promissoras terras do Centro-Oeste Pouco mais de…

julho 11, 2026

Pesquisa traz dados que contribuem para o manejo do solo de arenito

Os pesquisadores da Rede Paranaense de Agropesquisa (Napi Prosolo) divulgaram os resultados parciais obtidos na…

julho 10, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais