Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli está internado em estado grave
O professor e ex–ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, de 86 anos, está internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. O ex-ministro Alysson Paolinelli realizou uma cirurgia e o período pós-operatório foi marcado por complicações. Segundo informações da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO), Paolinelli está internado em Belo Horizonte, Minas Gerais, com problemas de saúde, devido complicaçoes pós-cirurgicas.
Há alguns meses, Paolinelli fez uma cirurgia e colocou uma prótese no quadril. Após o procedimento, ele teve uma gripe muito forte, que levou à uma pneumonia, que afetou gravemente sua saúde e o deixou fragilizado. As medicações para o restabelecimento da cirurgia comprometeram os rins e também levaram a outras complicações do aparelho respiratório.
- Crise tira pequenos produtores independentes da suinocultura
- Cerca de 41 mil litros de vinho sem procedência são apreendidos
Nascido em 1936, Paolinelli é mineiro de Bambuí e formou se agronomia em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras. Em 2021, Paulinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Engenheiro agrônomo e professor universitário, Alysson Paolinelli é apontado por muitos como um dos maiores nomes da agricultura brasileira e grande defensor da segurança alimentar mundial.
Ele é um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se torne uma potência no setor. Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).
Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que colaboraram para que o estado de Minas Gerais se tornasse o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Nesse período, Paulinelli modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Foi filiado ao PSD, Arena, PDS e PFL. Por este último elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.
Alysson Paulinelli sempre foi incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos. Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Alysson Paulinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO).
(Com ABRAMILHO)