Comissão técnica de meio ambiente da FAEP define prioridades para plano de trabalho

Emanuely
Emanuely

Os temas mais importantes em relação às questões ambientais fizeram parte da pauta da reunião da Comissão Técnica (CT) de Meio Ambiente da FAEP, nesta quinta-feira (13). O encontro, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba, contou com a participação de mais de 50 sindicatos rurais do Paraná, que debaterem tópicos como Reforma Tributária, pulverização aérea, licenciamento ambiental e análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na abertura, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, chamou a atenção para a urgência do debate envolvendo as questões ambientais no país. “Nós precisamos de um alinhamento de tudo o que fizemos nas últimas décadas e padronizarmos o que vamos fazer daqui para frente. Meio Ambiente envolve um embate constante com diferentes setores e seus respectivos interesses. Para que nós sejamos ouvidos e que seja reconhecida nossa preocupação ambiental, precisamos de união e estratégia”, pontuou o presidente.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Segundo o presidente da CT de Meio Ambiente, José Carlos Colombari, a ampla participação dos líderes rurais na reunião demonstra a importância dos debates ambientais para o setor agropecuário. “Nós precisamos da colaboração de todos para trazer as demandas e podermos agir de forma coesa e ágil. Sabemos que as questões ambientais afetam o dia a dia do produtor rural e precisamos manter nossa união”, ressaltou Colombari.

José Carlos Colombari, presidente da Comissão Técnica de Meio Ambiente

Prioridades

Durante a reunião, a advogada Samanta Pineda, especialista em Direito Socioambiental, elencou os principais temas sobre questões ambientais no Brasil. Samanta apontou embates ideológicos envolvendo o meio ambiente, quando estes deveriam estar embasados em critérios técnicos e científicos.

A lista de temas cruciais envolve a votação da Reforma Tributária no Congresso Nacional; o Projeto de Lei 1.459 de 2022, que busca alterar a regulamentação sobre a pulverização aérea; o PL 2.159 de 2021, que dispõe sobre o licenciamento ambiental de atividades poluidoras; a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR); Plano Nacional de Fertilizantes e as regras exigidas pelo Banco Central para comprovação de conformidade com aspectos ambientais.

Samanta Pineda, advogada e especialista em Direito Socioambiental

“Um aspecto positivo é que temos uma frente parlamentar atuante, com federações muito consistentes, com a FAEP sendo uma referência. Precisamos estar unidos, mas com estratégia, com plano de trabalho. Somente tendo claro o que fazemos e o que precisamos fazer é que vamos conseguir efetividade”, apontou Samanta.

Estudo da Embrapa

A programação da reunião também contou com a apresentação de um estudo da Embrapa Territorial, encomendado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, que está realizando o mapeamento da disponibilidade hídrica do Paraná, além de localizar geograficamente as granjas de aves e suínos e os tanques de produção de peixes. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, e o pesquisador da entidade Rogério Resende, o levantamento, quando finalizado, vai ser um instrumento importante para a definição de políticas públicas para a produção de proteínas animais em território paranaense.

(Com FAEP)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas