Evento irá discutir o uso de tecnologias digitais no setor de horticultura

Emanuely
Emanuely

A transformação digital na horticultura será o tema do Painel de Inovação e Negócios promovido pela Embrapa e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), no dia 22 de junho, às 13h30, durante a Hortitec 2023 – 28ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece em Holambra (SP). O painel vai reunir especialistas da Embrapa e representantes de empresas e de startups para debater o panorama e as perspectivas para adoção de tecnologias digitais no setor

Serão discutidas as tendências da transformação digital no mercado de hortaliças, de acordo com o olhar de diferentes agentes do segmento. Entre os temas que serão abordados no painel estão o uso de tecnologias digitais em cultivo protegido e na produção de hortaliças “Indoor”, a rastreabilidade para frutas, verduras e legumes (FLV), a avaliação de riscos climáticos para produção de hortaliças, a aplicação de inteligência artificial no diagnóstico de doenças e o exemplo de sistemas de monitoramento e controle de doenças em uvas.

“Estamos vivendo um ambiente bastante fértil de introdução digital no meio rural e não é diferente no setor de hortaliças”, ressalta o diretor-executivo do Ibrahort, Manoel de Oliveira. De acordo com ele, essa realidade foi bastante impulsionada após o período da pandemia, quando o produtor viu a necessidade de informatizar seus processos produtivos e de promover uma maior aproximação com o consumidor. “Vemos um movimento de transformação digital no setor, seja por meio do cultivo “indoor”, de recursos de automação, do uso de georreferenciamento e de banco de dados, e das plataformas de comercialização e de rastreabilidade”, completa.

Para o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agricultura Digital, Vitor Mondo, um dos grandes objetivos a partir da adoção de tecnologias digitais nos processos agropecuários é permitir a tomada de decisão mais assertiva. “Temos processos com grande número de variáveis, desde as climáticas até as de mercado, e que tornam essa atividade extremamente desafiadora. A digitalização dos processos, a captura de dados e a sua análise são fundamentais para ganho de escala e de produtividade no setor”, destaca.

O painel também vai apresentar tecnologias geradas pela Embrapa e a experiência de licenciados e parceiros. Além de pesquisadores da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Agricultura Digital, o evento terá a participação de representantes da Jacto, Ferpall, Jahde Tecnologia, 100% Livre e da aceleradora de startups Venture Hub. “A ideia é mostrar o que temos a oferecer nesse campo digital, que representa um campo aberto de possibilidades, inclusive no quesito de parcerias, com experiências exitosas já validadas”, sintetiza Warley Nascimento, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças.

A programação contará ainda com a apresentação de startups que estão oferecendo soluções digitais para o setor de hortifruticultura, como a Hortify, que possui uma plataforma de gestão com recomendações ao produtor, a Biome4All, que atua na avaliação da microbiologia do solo, plantas e frutos para auxiliar no aumento de eficiência e produtividade, e a startup Muda Meu Mundo, que conecta o pequeno produtor com o varejo através de inteligência de dados.

> O Painel também será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas