Saiba como acabar com pulgões nas plantas

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Um dos principais receios de quem tem um jardim ou uma horta em casa é ver as plantinhas infestadas de parasitas. No entanto, infelizmente, essa situação costuma ser bem comum. Por isso, é importante saber como acabar com pulgões nas plantas.

Existem várias pragas que podem infestar e causar danos sérios às plantas, assim como atrapalhar o desenvolvimento delas e até ameaçar a sobrevivência da vegetação. Sendo assim, é essencial saber como matar pulgões na planta.

O que são pulgões?

“Os pulgões são pequenos insetos que podem ser encontrados em diversas plantas. E o que o pulgão faz na planta? Ele geralmente fica na parte de baixo da folha, então, quando nós vamos observar a planta, especialmente nos brotos novos, em caso de alta infestação de pulgão observa-se que as folhas tem alteração no formato. Esses insetos ficam sugando a selva da planta, retirando energia da planta e também promovem a injeção de algumas toxinas. Além disso, Ele acaba excretando uma substancia açucarada que atrai fungos para as plantas e produzem uma espécie de fuligem escura e o prejuizo é que diminui a produção de energia da planta. O pulgão geralmente ataca a planta no período que ela tem maior desenvolvimento vegetativo, na primavera e verão. Quando temos um período de seco, a multiplicação do pulgão é maior.” explica a Alessandra Maria Detoni, Pesquisadora do IDR-PR.

Aprenda a fazer solução que combate pulgões em laranjeiras

A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.

Outras opções de combate para as plantas

Uma delas é plantando espécies que repelem esses insetos, como alho, girassol, cravo e camomila. Outra forma de exterminar essas pragas é usando um inseticida para pulgão. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de manusear essa substância. Um deles é verificar como o produto deve ser usado, se precisa ser diluído em água ou aplicado diretamente nas folhas, por exemplo.

 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas