Foto: Reprodução/Agronews

Impressionante: goiaba gigante pode chegar a mais de um quilo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução/Agronews

Goiaba  gigante? É isso mesmo. A gente já mostrou aqui no Sou Agro uma mandioca gigante de 112 quilos colhida por um casal. Hoje nós vamos mostrar uma goiaba que pode chegar a mais de um quilo.

Trata-se da goiaba tailandesa. Mas calma que ela não vem da Tailândia. Essa goiaba gigante é um fruto único, da família Psidium Guajava. Ela se diferencia das demais goiabas convencionais por conta das suas características marcantes.

A primeira dela é o tamanho, que é maior que das goiabas convencionais. O fruto pode chegar de 600 gramas até 1,2 quilo. O peso médio normal de uma goiaba é de 100 a 200 gramas.

Além disso, ela tem poucas sementes que são mais molinhas que das goiabas normais. A goiaba tailandesa não tem origem na Tailândia, mas é amplamente comercializada na Índia, sendo uma das principais frutas que movimentam a economia do país.

Esse tipo de goiaba gigante, apesar de ser vermelha, tem origem das goiabas brancas, que teriam surgido no Peru.

As goiabas brancas prosperaram no clima tropical da Tailândia e se espalharam por todo o país, tornando-se naturalizadas em florestas, selvas e ao lado de aldeias. E com o tempo, as goiabas brancas foram cultivadas na Tailândia para criar variedades mais saborosas, desenvolvendo eventualmente cultivares geralmente rotuladas como goiabas tailandesas.

goiaba gigante
Foto: José Manoel Custódio – Produtor em Sinop/MT – Reprodução Agronews

Na atualidade, esse fruto é comercializado principalmente na Tailândia e no sudeste da Ásia, e é vendido por meio de vendedores ambulantes. Ela também é cultivada nos Estados Unidos.

A árvore da goiaba tailandesa gigante pode crescer até 10 metros de altura e 15 metros de largura, o que significa que pode fornecer sombra para outras culturas em uma fazenda.

A goiaba tailandesa se adapta ao clima subtropical do Brasil, mas não é comum e nem comercializada no mercado brasileiro. No entanto, muitos cultivadores podem criar esse tipo de goiaba. As goiabas são frutos que não resistem às geadas, por isso não são comuns em locais gelados, como a América do Norte e Europa.

O cultivo da goiaba tailandesa gigante no Brasil é uma atividade relativamente nova, mas tem ganhado popularidade nos últimos anos. A região sudeste do país, especialmente os estados de São Paulo e Minas Gerais, se destacam como uma área promissora para o cultivo da fruta.

A goiaba gigante tailandesa é bastante apreciada devido ao seu sabor e sua saciedade. É uma fonte de vitamina C para fortalecer o sistema imunológico, enquanto reduzem a inflamação, vitamina A para manter o funcionamento saudável dos órgãos e fibras para regular o trato digestivo. As frutas também fornecem potássio para equilibrar os níveis de fluidos no corpo, cálcio para fortalecer ossos e dentes, magnésio para controlar o funcionamento ideal dos nervos, além de outros nutrientes, como manganês, vitamina E, fósforo, ferro e cobre.

Curiosidades

Além do tamanho impressionante e sabor delicioso, a goiaba tailandesa gigante tem algumas curiosidades interessantes que você precisa conhecer:

  • A goiaba tailandesa gigante é conhecida na Tailândia como “farang”, que significa estrangeiro ou ocidental. Esse apelido se deve ao fato de que a fruta é uma introduzida pelos Portugueses no século XVII.
  • Ela não é apenas uma fruta deliciosa, mas também tem propriedades medicinais. Na medicina tradicional tailandesa, a fruta é usada para tratar problemas de estômago e diarreia.
  • Esta espécie é uma fruta muito popular na Ásia, especialmente na Tailândia e em outros países do Sudeste Asiático. No entanto, ela é menos conhecida em outras partes do mundo, o que a torna uma novidade interessante para os consumidores que procuram algo novo e diferente.
  • Embora a goiaba tailandesa gigante seja uma fruta relativamente cara em comparação com outras variedades de goiaba, seu tamanho e sabor únicos a tornam um item de luxo em muitos mercados. Na Tailândia, a fruta é frequentemente presenteada como um presente especial para amigos e familiares.
  • Além das frutas, as folhas de goiaba tailandesa foram historicamente usadas para remover odores desagradáveis de locais de escavação. Arqueólogos passaram anos desenterrando estupas antigas; estruturas decorativas usadas principalmente para abrigar relíquias e montes funerários. Muitas das estupas mais antigas estão enterradas profundamente no solo e, uma vez abertas, liberam odores desagradáveis e às vezes tóxicos.
  • Os arqueólogos combatem esses odores jogando ramos e folhas de goiaba tailandesa no espaço para absorver o mau cheiro.

Com informações de Agronews

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias