Genética e qualidade superior em arroz serão apresentadas em feira
#sou agro| Os visitantes da 23ª. Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), com realização entre 16 e 20 de maio, em Palmas, Tocantis, poderão conferir o que de melhor existe em genética e em qualidade de arroz produzido pela Embrapa.
A Empresa irá apresentar no evento as opções de seu portfólio de cultivares para sistemas irrigados e de terras altas, com destaque para a BRS A706 CL.
- Quase dois anos livre da febre aftosa sem vacinação, Paraná quer abertura de novos mercados para proteína animal
- Projeto permite consulta de limite de resíduos em produtos vegetais exportados
A BRS A706 CL é uma cultivar de arroz irrigado, fruto de mais de dez anos de pesquisa do programa de melhoramento da Embrapa envolvendo testes em campo, ajustes fitotécnicos, análises laboratoriais e procedimentos de avaliação industrial e culinária, o que resultou na junção de características de interesse agronômico e de qualidade comercial de grãos.
Nesse trabalho, a cultivar BRS A706 CL se destacou pelo potencial produtivo de mais de 15 toneladas por hectare; pela tolerância ao acamamento; pela ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo pré-germinado e semeadura direta; e por possuir qualidade de grãos para o suprimento de matéria prima para marcas que desejam comercializar produtos de linha premium.
Um dos pontos importantes da BRS A706 CL é que ela possui resistência a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, sendo recomendada para o Sistema de Produção Clearfield (tecnologia da Basf), cujo emprego auxilia no manejo em áreas com altas infestações de arroz daninho e também outras plantas daninhas de difícil controle pelos métodos usuais.
O portfólio de cultivares de arroz será apresentado no formato de publicações digitais por profissionais da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) no estande da Embrapa e de parceiros durante a Agrotins 2023.
(Com EMBRAPA)