Frio pode impactar produção de milho e feijão no Paraná

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A entrada da frente fria sempre traz uma preocupação, principalmente para uma região produtora de grão como a nossa no Oeste do Paraná.

“O que preocupa agora é a lavoura de milho e feijão porque são muitos sensíveis nesse período” afirmou o Agrometeorologista, Reginaldo Ferreira.

Como a temperatura do ar pode interferir na sua produção de feijão

A temperatura ideal e recomendada, segundo a Embrapa, é um clima que varie em torno de 29ºC durante o dia e 21ºC pela noite.

Temperaturas muito altas vão interferir na produção de feijão, sobretudo se houver pouca irrigação e estiagem. Nas fases de floração e frutificação, as altas temperaturas resultam no abortamento das vagens e flores.

Entre os problemas que poderão ser verificados estão a deficiência na maturação das vagens e dos grãos e redução do ciclo do feijoeiro, prejudicando o enchimento dos grãos que, por sua vez, diminuem o potencial de rendimento da colheita.

Por outro lado, temperaturas muito baixas influenciam negativamente na germinação das sementes e impedem o devido crescimento das plântulas. Fora isso, ainda podemos citar a intolerância do feijão a temperaturas extremas e presença de geada.

De modo contrário às altas temperaturas, as baixas temperaturas provocam o aumento do ciclo do feijoeiro, impactando no número de vagens e, consequentemente, no número de grãos da produção de feijão.

Desenvolvimento do milho no inverno

O desenvolvimento do milho é mais lento com temperaturas muito baixas. Isso quer dizer que demora mais para ela fechar o ciclo. Quanto mais quente, mais rápido é o ciclo da planta. Abaixo de 10ºC, a planta está parada, ou seja o grão deixa de se desenvolver.

Assista ao vídeo acima e saiba mais detalhes.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas