Aumento dos casos de doenças infecciosas em bovinos exigem atenção redobrada

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Considerada potencial causa de queda na produtividade, a dictiocaulose é uma afecção respiratória causada por helmintos do gênero Dictyocaulus que pode acometer bovinos de todas as idades. ” Embora os animais jovens sejam os mais frequentemente acometidos, esse verme pode parasitar também os animais adultos”, alerta o médico-veterinário Fernando Santos, Gerente de Vendas de Grandes Animais da Syntec do Brasil.

O veterinário explica que a “pele” dos vermes tem pequenos espinhos, que arranham a parede dos órgãos internos dos bovinos, resultando em inflamação. “Nos casos crônicos, os animais acometidos apresentam tosse frequente e emagrecimento lento, sem causas evidentes. Nos casos agudos, ocorre edema e enfisema pulmonar, com secreção nasal, tosse úmida e dificuldade para respirar. Essa quebra de resistência local favorece o surgimento de bactérias que complicam muito a bronquiopneumonia, por exemplo.”

Segundo o especialista, “o principal meio de disseminação das formas infectantes do Dictyocaulus são por meio dos pastos com alta lotação de animais. O controle desta parasitose envolve o manejo racional dos pastos da propriedade, o que inclui alojamentos dos animais nas áreas mais altas ou de maior índice de umidade. Deve-se também evitar que animais de outras faixas etárias utilizem os pastos designados para a criação de animais jovens.”

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas