Foto: agroceresmultimix.com.br

Frangos de corte têm melhor conversão alimentar no inverno

Emanuely
Emanuely
Foto: agroceresmultimix.com.br

O inverno provoca forte impacto na cadeia de proteína animal, porque traz alterações no consumo de alimentos e na hidratação e comportamento dos animais, entre outros fatores. “Na avicultura, as baixas temperaturas oferecem condições positivas para a terminação dos frangos de corte, devido aos bons índices zootécnicos de conversão alimentar, ganho de peso diário e baixa mortalidade. Mas os desafios existem: é mais difícil alcançar resultados em termos de manutenção da uniformidade dos lotes, o que pode influenciar negativamente a qualidade de carcaça”, afirma o médico-veterinário Cassio Oura, da Auster Nutrição Animal.

Cassio explica que a desuniformidade dos lotes facilita a ocorrência de ferimentos causados pelas aves maiores nas menores, refletindo-se em prejuízos no abatedouro. “É esperado que o lote atinja 80% da uniformidade desejada, uma vez que os equipamentos são padronizados para o abate e processamento de aves uniformes”.

“Com a oscilação dos preços e demanda ainda abaixo do ideal, os avicultores precisam colocar em prática estratégias para tornar a produção mais eficiente e com menor custo, para assim manter a rentabilidade. Nesse sentido, a uniformidade do lote é muito importante e precisa fazer parte do planejamento”, aconselha o médico-veterinário da Auster Nutrição Animal.

O manejo precisa ser ajustado desde o alojamento. “Nesse período as aves passam por importantes transições fisiológicas devido ao desenvolvimento do sistema imunológico, trato gastrointestinal (TGI) e sistema termorregulador. Só na primeira semana, o peso é multiplicado por quatro sendo o desenvolvimento do TGI responsável por grande parte desse resultado”, detalha o especialista.

Cassio Oura recomenda que o avicultor precisa estar atento ao conforto térmico, com aquecimento e renovação do ar, evitando o acúmulo de gases na instalação. O fornecimento de água e ração de qualidade também é fundamental. Quanto mais rápido as aves forem estimuladas à alimentação, melhor será o desenvolvimento e uniformidade dos lotes.

Aliada ao manejo, a nutrição possui papel fundamental na manutenção da uniformidade do lote e na busca da produtividade. A qualidade da dieta é responsável por garantir todos os nutrientes necessários para as aves expressarem seu potencial genético.

(Com assessoria STA PRESS)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas