Foto:

Cuidados com as hortaliças no inverno

Emanuely
Emanuely

Com as baixas temperaturas do inverno, é comum que as geadas sejam uma ameaça para as hortaliças. Esse fenômeno natural é capaz de queimar as folhas e os caules, e pode destruir plantações inteiras de uma só vez se nenhuma estratégia para proteger as plantas for adotada.

Mas como podemos cuidar da nossa horta no inverno? “O que eu sugiro é proteger as hortaliças com TNT  e logo após a geada, tirar essa proteção e deixar as plantas na luz do sol. Além disso também recomendo a aplicação de potássio antes da previsão de geada.” afirmou a Engenheiro Agrônoma, Josiane Burkner dos Santos.

Tópicos importantes

  • Fique sempre atento ao termômetro. Se a temperatura for menor que 13°C, a chance de geada na manhã seguinte é grande, então cubra sua horta com uma superfície de plástico, para que não corra o risco de formação de cristais de gelo nas folhas.
  • Melhore a circulação de ar. Isso pode ser feito através de pequenas podas, em que são tiradas apenas as folhas secas.
  • Afofe frequentemente a terra. Esta ação ajuda aerar o solo, o que pode permitir um maior bem-estar do cultivo.
  • Não plante duas mudas muito próximas. Como a estação requer muitos cuidados, também requer muitas vitaminas para a horta, uma muda muito perto da outra pode causar problemas no desenvolvimento.
  • Cuidado na irrigação. A temperatura da água não deve ser mais alta do que a das folhas, pois elas podem ficar opacas.
  • Regue durante a manhã. A rega deve ser efetuada somente uma vez ao dia, e de preferência na parte da manhã, pois se for feita à noite, ou à tarde a terra permanecerá muito tempo úmida.

Com estas dicas simples você pode manter sua horta saudável e em constante desenvolvimento.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas