Foto: Embrapa

Tecnologias inovadoras para soja são apresentadas durante exposição no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Embrapa

Tecnologias inovadoras para cultura de soja são apresentadas durante a ExpoLondrina, que começou nesta quinta-feira, no Paraná. A Embrapa Soja participa da feira de 2023, promovida pela Sociedade Rural do Paraná, que começou nesta quinta-feira (06) e vai a 16 de abril, em Londrina (PR), apresentando os pilares que compõem a sustentabilidade da soja brasileira, com destaque para temáticas como bioinsumos, soja baixo carbono, agricultura digital e genética avançada.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, as ações de pesquisa atuais estão voltadas para o aumento da produtividade com racionalização de custos, permitindo a obtenção de renda adequada ao produtor, segurança alimentar e benefícios sociais. “Aliado a isso, as novas tecnologias vem contribuindo com a conservação dos recursos ambientais e a mitigação da emissão de gases causadores do efeito estufa”, defende Nepomuceno. “Por isso, estamos centrando esforços das nossas equipes numa atuação estratégica em quatro grandes eixos temáticos focados em sustentabilidade dos sistemas produtivos”, comenta.

Ainda no estande institucional da Embrapa Soja, serão apresentados os impactos da seca na cultura da soja e as ações para enfretamento deste grande desafio.  Entre as ações de mitigação no processo de produção agrícola, estão as reconhecidas práticas de manejo e de conservação do solo e da água, a diversificação de culturas, a utilização do plantio direto na palha, a preservação de nascentes, rios e margens de rios (para aumentar a captação e recarga do perfil do solo e para evitar assoreamento), o respeito ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), as estratégias biotecnológicas, entre outras. “As plantas que sofrem com a seca têm diminuição de tamanho e peso de vagens e grãos, redução de produtividade e possibilidade de morte da planta”, destaca Nepomuceno.

Via Rural (Fazendinha)

Além disso, a Embrapa Soja estará na unidade de grãos da Via Rural, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). As tecnologias da inoculação e da coinoculação, Manejo Integrado de Pragas, Manejo de Doenças têm sido objeto de intensas atividades de transferência com os agricultores do Paraná. O projeto conduzido pelo Instituto IDR e a Embrapa em Unidades de Referência (URs) instaladas em áreas de produtores de soja no Paraná mostrou que, nas áreas assistidas conseguem reduzir a aplicação de químicos e aumentar a renda. De acordo com a Embrapa, o número médio de aplicações de inseticidas nas lavouras de soja que utilizam o MIP é 50% menor, quando comparado com as áreas que não adotam o MIP.

A Embrapa também demonstrará na ExpoLondrina os benefícios da utilização da coinoculação na soja (associação das bactérias Bradyrhizobium+Azospirillum). Ensaios de campo mostram que, a coinoculação promove um incremento médio de 16% no rendimento da soja, em relação às áreas inoculadas somente com Bradyrhizobium. O bioinsumo que mais impacta positivamente a sojicultura brasileira é o inoculante à base de bactérias fixadoras de nitrogênio. A Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) promove uma economia de aproximadamente R$ 38 bilhões, ao dispensar os adubos químicos nitrogenados no Brasil.

Fórum Soja Baixo Carbono 

No dia 11 de abril, das 8h15 às 12h30, no Pavilhão Smart Agro, a Embrapa Soja irá promover o 1° Fórum Soja Baixo Carbono, com o apoio das empresas Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL.  Na ocasião, as empresas apoiadoras do Programa Soja Baixo Carbono irão assinar um Termo de Adesão, que marcar o início da parceria. Confira a programação: www.embrapa.br/forum-sbc.

O evento irá reunir aproximadamente 150 lideranças do agronegócio para promover intercâmbio de informações e discussões que colaborem com a sustentabilidade nos processos produtivos. Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contará com a palestra da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fabiana Villa. A programação técnica estará composta também da palestra sobre o Programa Soja Baixo Carbono, tema a ser abordado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi. O pesquisador irá descrever os principais desafios técnicos encontrados no processo de inovação que engloba a construção da certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil. Outro destaque da programação do Fórum Soja Baixo Carbono será o Talk show com a participação de sete representantes da cadeia produtiva da soja: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL.

Embrapa na ExpoLondrina
– Estande institucional, próximo da pista principal
– Participação na Via Rural
– 1° FÓRUM Soja Baixo Carbono: 11 de abril, das 8h15 às 12h30,  no Pavilhão Smart Agro. Inscrições até 9 de abril aqui: www.embrapa.br/forum-sbc.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas