Foto: Freepik

Recurso incentiva produção de erva-mate no Rio Grande do Sul

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Freepik

Um novo recurso liberado pelo governo do Rio Grande do Sul incentiva a produção de erva-mate. A Secretaria da Agricultura anunciou a liberação de R$ 850 mil do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da erva-mate do estado.

A assinatura do termo de parceria foi realizada pelo secretário da Agricultura, Giovani Feltes, um dia após o data do Dia do Chimarrão, um dos principais símbolos da cultura gaúcha.

O responsável pela gestão e execução do plano de ações será do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e o recurso terá vigência de um ano, sendo o pagamento realizado em duas parcelas semestrais.

Os recursos serão usados para o fortalecimento e organização das entidades representativas regionais; a promoção e comunicação; consultorias técnicas e estudos setoriais; pesquisa; desenvolvimento de equipamentos; e eventos oficiais ligados ao setor da erva-mate.

O presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, reforçou que o Fundomate vem se somar aos esforços já investidos por toda a cadeia produtiva da erva-mate, do produtor ao industriário, das entidades às autarquias. “Um recurso importante nas demandas e aprimoramento do nosso mercado, no desenvolvimento de novas pesquisas, de novos equipamentos, na presença institucional do setor em diferentes eventos e feiras, de negócios à gastronomia, bem como, na realização de cursos de boas práticas, de poda e colheita, beneficiamento, entre outras atividades. E também, dando continuidade ao desenvolvimento de projetos específicos em cada um dos cinco polos ervateiros do Estado”, afirma.

Dados da Seapi apontam que em 2021 o Rio Grande do Sul aparece à frente de outros Estados na produção de folha verde, com 242 mil toneladas.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas