foto: divulgação

Preço do leite se mantém elevado, de acordo com Cepea

Emanuely
Emanuely
foto: divulgação

#sou agro| Com oferta enxuta, o preço do leite se mantém em valorização de acordo com boletim da CEPEA.  O preço do leite captado em janeiro subiu 5% na “Média Brasil” líquida do Cepea, chegando a R$ 2,6619/litro, sendo 17,6% maior que o registrado em janeiro do ano passado, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de janeiro/22). E pesquisas em andamento indicam que este cenário altista deve permanecer para o leite captado em fevereiro.

Importações seguem em patamares elevados
As importações brasileiras de lácteos ficaram praticamente estáveis (-0,3%) em fevereiro na comparação com o primeiro mês de 2023, totalizando 156,5 milhões de litros em equivalente leite, segundo dados da Secex.

Essa quantidade é 2,6 vezes maior que a registrada em fevereiro de 2022. Considerando-se o primeiro bimestre deste ano, as compras nacionais totalizaram 313,4 milhões de litros em equivalente leite, superando em 182,5% as realizadas no mesmo período do ano passado.

Custo da pecuária leiteira diminui em fevereiro
O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira caiu 0,61% em fevereiro, considerando-se a “Média Brasil” (BA, GO, MG, SC, PR e SP). Essa redução ocorreu principalmente devido às menores despesa com determinadas categorias de insumos – como suplementação mineral, adubos e corretivos – e operações mecanizadas. Considerando-se o primeiro bimestre de 2023, houve estabilidade nos custos, que registraram leve alta de 0,07%.

(Com CEPEA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas